Fotografia: DR

Entraste no IPVC? Um guia do que podes fazer na tua nova cidade

Descobre onde podes comer, descontrair ou o que visitar nas cidades de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Melgaço e Valença.

Diana Carvalho
17 Set 2022

Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, foram colocados 790 novos estudantes no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Se foste um desses alunos e estás agora a chegar a uma nova cidade, seja para o polo de Viana do Castelo, de Ponte de Lima, de Melgaço ou de Valença, precisas de saber onde poder comer, descontrair ou o que visitar. Preparamos-te um guia com vários espaços entre os quais podes optar.

Para começar, todos os polos te oferecem locais onde estudar, sejam eles na biblioteca ou em salas específicas para estudo. Outra opção será visitares a Biblioteca Municipal da cidade onde ficaste colocado. Todas elas têm horários distintos, com o encerramento a ocorrer diariamente entre as 18h00 e as 19h00, bem como ao domingo.

Viana do Castelo

Comer

Na cidade de Viana do Castelo, há opções de almoço e jantar para todos os gostos. Um dos lugares de destaque, o Restaurante Café-Snack-bar Capri conta com diárias a partir de cinco euros e com pratos que vão do tradicional aos hambúrgueres e francesinhas. As francesinhas, hambúrgueres e massas são também escolhas em destaque Cerqueira’s Lounge & Restaurant e no ZIP ZIP Restaurante & Bar, que oferecem ainda ótimas opções para sobremesa.

Descontrair

Para além de estudar, também é importante descontrair – e Viana do Castelo conta com vários espaços para o efeito. O Cave Avenida, o Liz Caffé Bar e o ZUCA Bar e Petiscos são três espaços localizados abaixo do IPVC, perto da margem do rio Lima, todos com ambientes muito próprios. Enquanto o primeiro oferece um ambiente mais underground e vários concertos ao vivo, o segundo assume-se como um snack bar em pleno Centro Histórico e o último promete presentear todos com «boa vibe e musiquinha Zuca».

Pontos Turísticos

Viana do Castelo cheia de pontos turísticos que vais ter tempo de visitar ao longo do teu percurso no IPVC. Um dos locais de maior destaque na cidade é o Elevador de Santa Luzia, que te leva diretamente ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia, onde podes desfrutar de uma vista panorâmica sobre Viana.

Já para os dias de sol, podes aproveitar para tirar um momento de relaxamento na Praia do Cabedelo. Localizada na margem sul do estuário do rio Lima e constituída por dois areais, separados por um pontão, a praia é das favoritas dos banhistas, pela proximidade à cidade e infraestruturas de apoio disponíveis.

Espaços Culturais

Se gostas de aproveitar os finais de dia para usufruir de ofertas culturais, Viana do Castelo tem vários espaços onde o podes fazer. O Teatro Municipal Sá de Miranda conta com uma programação alargada nas mais variadas áreas, como o espetáculo “Hamlet”, no dia 23 de setembro, ou um concerto de Márcia, a 5 de outubro. Já o Centro Cultural de Viana do Castelo é um espaço que acolhe eventos culturais e desportivos nacionais e internacionais.

Ponte de Lima

Comer

Na cidade de Ponte de Lima há também opções para um almoço ou jantar fora. No Restaurante Café Snack Bar Padeira podes escolher desde snacks simples às francesinhas, enquanto na Pizzaria D’Arcozelo podes optar pelas pizzas, massas ou mesmo saladas.

Descontrair

A cidade do Lima conta também com algumas opções para descontraíres com os teus colegas. O mais próximo do teu polo do IPVC é o Avarias Bar, um espaço simples, mas com um ambiente acolhedor. Um pouco mais longe fica o Rédea Solta, que oferece, mesmo à margem da estrada, um espaço para um momento de convívio e descontração.

Pontos Turísticos

Ponte de Lima tem vários pontos de interesse que podes conhecer nos tempos livres. Um destes locais é o Festival Internacional de Jardins, que este ano conta com 11 jardins construídos como um convite à reflexão para a temática das consequências das alterações climáticas. O Festival pode ser visitado até 31 de outubro.

Se preferes recordar a infância, a cidade conta ainda com o Museu do Brinquedo Português. O espaço reúne uma vasta coleção de brinquedos nacionais, expostos por ordem cronológica. A entrada geral no museu é de três euros, mas há um desconto de 50% para estudantes até aos 25 anos os portadores do Cartão Jovem.

Espaços Culturais

O Teatro Diogo Bernardes é um dos locais de destaca para quem quer usufruir de momentos culturais em Ponte de Lima. O espaço tem agendados para este mês concertos de Pedro Mafama, já no dia 17, e de Gisela João, no dia 19, bem como os espetáculos “Volt’a a Portugal em Revista”, no dia 24, e “Dual SIM”, a 30 de setembro. A Expolima é outro espaço da cidade, desenhado para receber feiras temáticas, como a Feira do Livro de Ponte de Lima, concursos de equitação ou grandes concertos.

Melgaço

Comer

Melgaço conta também com vários espaços de restauração disponíveis para os estudantes que ficaram colocados na Escola Superior de Desporto e Lazer. Há opções para todos os gostos, sejam eles as pizzas do Pizzaria Restaurante Dy Michelys ou snacks simples no Rio’s bar ou no After Work – Bar & Tapas.

Descontrair

Em Melgaço também há espaço para momentos mais descontraídos após as aulas. O Bar da Alameda e o Bar 1964 oferecem espaços simples com esplanada e snacks. Já o Bar das Termas, na zona das Termas do Peso, proporciona uma vista verde com um lago para aliviar a tensão dos estudos.

Pontos Turísticos

Castelo de Melgaço

CM Melgaço

O Castelo de Melgaço é um dos principais pontos turísticos do concelho. Do edifício que remonta ao século XII/XIII resta apenas a Torre de Menagem e parte da cerca da antiga vila medieval. Mesmo assim, é possível descobrir aqui mais sobre o património arquitectónico, histórico e cultural da cidade.

Para os que preferem a natureza, os Passadiços de Melgaço são uma opção para uma caminhada ao ar livre nas pausas. Integrados nos Percursos Marginais do Rio Minho, os passadiços contam com 1,5 quilómetros de extensão pelas margens deste rio, com vista ainda para as pesqueiras.

Espaços Culturais

Melgaço oferece também espaços para os novos estudantes do IPVC usufruirem de momentos culturais. A Casa da Cultura de Melgaço é um espaço de encontro e convívio que visa promover e valorizar o património cultural do concelho. Não muito longe fica o Museu do Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek. O espaço inaugurado em 2005 conta com um espólio colecionado ao longo da vida pelo crítico francês, bem como com duas exposições, uma permanente e outra temporária.

Valença

Comer

Se ficaste colocado na Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, a cidade de Valença também tem vários espaços de restauração que podes aproveitar. No Sandes.come e no Bom Gosto podes encontrar várias opções, desde diárias mais tradicionais, a snacks ou francesinhas.

Descontrair

Para descontrair depois das aulas na cidade tens vários espaços diferentes disponíveis. O Bar “Quê?” oferece um ambiente jovem, enquanto o Aquário Caffe se destaca como um espaço mais simples, mas no qual podes provar opções como gelados, crepes e waffles.

Pontos Turísticos

Valença eleições

O grande destaque da cidade a nível turístico é a Fortaleza de Valença. O local, cuja obra ficou concluída em 1700,  conta com cerca de cinco quilómetros de perímetro amuralhado, que espelha as memórias de cerca de dois mil anos da história entre Portugal e Espanha.

Ponte Rodo-Ferroviária de Valença, também conhecida por Ponte de Valença ou Ponte Internacional de Tui, é outro marco da ligação ao país vizinho. Aberta em 1886, cruza as águas do rio Minho na fronteira com a Galiza.

Espaços Culturais

Para finalizar o teu guia pela cidade como novo estudante do IPVC, falta conhecer os locais onde podes viver momentos culturais. Um destes espaços é o Núcleo Museológico de Valença, um espaço de preservação da memória cultural da cidade que engloba detalhes da pré-histórica local, do ambiente medieval e da fortificação da urbe, bem como parte da história da Linha Ferroviária do Minho.

Já o Arquivo Municipal de Valença preserva o património cultural arquivístico do concelho. Criado em 1997, o espaço conta ainda com uma Sala de Leitura aberta ao público dentro do horário normal de funcionamento dos serviços, nos dias úteis entre as 9h00 e as 17h00.





Notícias relacionadas


Scroll Up