Fotografia: Município de Braga

Braga e Gaziantep assinam acordo de geminação

Braga tem agora um acordo de geminação com a cidade turca, com quem já colabora na Eurocities, a Rede de Cidades Criativas da Unesco e os Champion Mayors para o Crescimento Inclusivo.

Redação
17 Set 2022

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e a autarca do Município Metropolitano de Gaziantep (Turquia), Fatma Sahin, assinaram na quinta-feira, 15 de setembro, um acordo de geminação entre as duas cidades.

A assinatura decorreu durante uma visita de dois dias que uma comitiva da cidade de Braga está a realizar a Gaziantep, por ocasião do Festival Internacional de Gastronomia, GastroAntep, que serviu para cimentar a cooperação entre as duas cidades.

Ricardo Rio referiu que este acordo irá fazer com que a «cooperação com esta histórica região aumente». 

«Temos expetativa que isto possa acontecer não só ao nível das autarquias, mas também de outros sectores, como na economia, na cultura ou no turismo», disse no decorrer de uma sessão especial da Assembleia Municipal de Gaziantep, que contou com a presença do Governador da região, deputados turcos e ainda representantes do corpo diplomático estrangeiro na Turquia, bem como autarcas estrangeiros de cidades parceiras de Gaziantep.

Ricardo Rio referiu ainda que «as conexões entre Braga e Gaziantep são já muitas e temos vindo a cooperar em diferentes redes internacionais, como a Eurocities, a Rede de Cidades Criativas da Unesco ou os Champion Mayors para o Crescimento Inclusivo da OCDE. Este acordo é uma convocação para continuarmos e criarmos condições para que se criem novas ligações às instituições da nossa cidade». Fatma Sahin referiu que este acordo era muito importante para a sua Cidade, pois «estando no berço da civilização», a Mesopotâmia é uma região que necessita de aprofundar relações com outros povos e «Portugal é um país muito especial para a Turquia».

«Este tipo acordos são importantes para a paz, pois aumentam o conhecimento mútuo entre os povos, transmitindo uma mensagem de unidade, de solidariedade e fraternidade», salientou.

Durante esta visita foi inaugurado, numa das avenidas da cidade, um monumento de homenagem à cidade de Braga que comporta elementos importantes do seu património, como o Arco da Porta Nova. 

Projeto musical envolve músicos de Gaziantep e o bracarense Daniel Pereira Cristo

No segundo dia desta visita foi ainda apresentado um projeto de intercâmbio de música tradicional entre a cidade de Gaziantep e alguns dos seus parceiros internacionais, onde participou o músico bracarense Daniel Pereira Cristo.





Notícias relacionadas


Scroll Up