Fotografia: DM

Braga dá impulso à mobilidade sustentável

Salão da Mobilidade em Braga conta com 28 expositores dedicados à mobilidade sustentável.

Luísa Teresa Ribeiro
17 Set 2022

Braga está a dar um impulso à mobilidade sustentável com a realização do Salão da Mobilidade – Auto, Moto, Bike, Eletric, que decorre até este domingo no Altice Forum Braga.

Esta ideia foi partilhada ontem pela vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, e pelo administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, na inauguração do certame que apresenta carros, motas, bicicletas, trotinetes, equipamentos e serviços.

A autarca referiu que estes eventos servem para «dar a conhecer à população aquilo que existe de mais moderno em termos de mobilidade sustentável e saudável». «Estamos todos a trabalhar para que Braga seja cada vez mais uma cidade sustentável e saudável e, por consequência, uma cidade feliz», afirmou.

Esta responsável enfatizou que «a questão da mobilidade é fundamental a todos os níveis», considerando que este evento é  «da maior importância». Destacou ainda o «crescimento enorme» deste setor e a melhoria dos veículos e da tecnologia que se tem registado.

Por seu turno, Carlos Silva enfatizou que o certame decorre no início da Semana Europeia da Mobilidade, dando assim o sinal da aposta em soluções sustentáveis. «Estamos a fazer o nosso papel, juntamente com a Câmara de Braga, na divulgação das boas práticas e dos sistemas de mobilidade sustentável que existem em Portugal», declarou, adiantando que 80% dos equipamentos em exposição são elétricos.

O administrador executivo da InvestBraga explicou que este certame convida a «conhecer» as novidades que existem no setor da mobilidade, que é abordada de uma forma global, com propostas em todas as suas dimensões, sobretudo veículos elétricos, quer sejam automóveis, motas, bicicletas, trotinetes e até um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga.

A sustentabilidade apresenta-se como a principal linha de força deste certame, que apresenta 28 expositores, representando 42 marcas. «A transformação está em curso e esta é uma boa oportunidade para se ficar a conhecer as novas soluções de mobilidade», diz.

Para além das vertentes de exposição e de comercialização, a feira dá a oportunidade aos visitantes de experimentarem algumas das opções que os expositores apresentam. É possível sair com os comerciais para testar alguns veículos. 

Pensado como «um evento interativo que proporcione experiências positivas aos visitantes», o salão tem um espaço exterior dedicado a toda a família, em que existe a possibilidade de conduzir karts, motos, bicicletas e protótipos de veículos movidos a energia solar. «Venham conhecer e divertir-se» é, por isso, o convite que este responsável deixa.

No setor automóvel estão presentes quase 80% dos concessionários locais, havendo também uma presença forte na área das duas rodas, com algumas das melhores marcas do mundo representadas na feira. 

Este evento é palco da 8.ª prova pontuável para o campeonato regional de Rally Slot de Braga 2022 e o 1.º Open SRC Ford Capri Salão da Mobilidade.

O certame funciona este sábado, das 14h00 às 24h00, e domingo, das 10h00 às 20h00. 

Com acesso gratuito para visitantes até aos 12 anos, os bilhetes para o público em geral custam 2 euros, estando os ingressos à venda diretamente nas bilheteiras do Altice Forum Braga ou na Meo BlueTicket.





Notícias relacionadas


Scroll Up