twitter

Rui Lages toma posse como presidente da Câmara de Caminha na quarta-feira

Rui Lages toma posse como presidente da Câmara de Caminha na quarta-feira
Fotografia

Publicado em 15 de setembro de 2022, às 16:49

Miguel Alves renuncia ao cargo na sexta-feira.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, de 34 anos, foi confirmado como novo presidente da Câmara Municipal de Caminha, após a renúncia de Miguel Alves, nomeado esta quinta-feira para secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro. Rui Lages toma posse na quarta-feira, na reunião ordinária do executivo.

«Temos agendada a reunião de Câmara para a próxima quarta-feira. Será nesse ato que tomaremos posse. Eu, enquanto presidente, e o vereador que vai também assumir novas funções», avança Rui Lages.Contactado pela agência Lusa, a propósito da nomeação de Miguel Alves para o cargo de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Rui Lages adianta que João Pinto vai ser o novo vereador do executivo municipal, o quinto nome da lista socialista que concorreu à Câmara de Caminha nas autárquicas de 2021.

O próximo presidente da Câmara revelou que ainda não decidiu quem vai assumir o cargo de vice-presidente, como também não definiu a redistribuição de pelouros, face à saída de Miguel Alves. «Foi tudo muito rápido, mas a seu tempo será comunicado quem será o novo ou nova vice-presidente da Câmara e a redistribuição de pelouros entre os vereadores», especifica.

Segundo Rui Lajes, o ainda presidente da Câmara de Caminha vai renunciar ao cargo na sexta-feira, dia em que tomará posse como secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, nomeado por António Costa e já proposto ao Presidente da República.

«Foi com grande satisfação que vimos o nosso presidente ser reconhecido pelo primeiro-ministro de Portugal, sendo escolhido para o cargo que irá ocupar, de extrema relevância política e de coesão do Governo, e, portanto, só demonstra a excelência do nosso presidente. Ficámos todos muito felizes e é um orgulho para o concelho de Caminha ter também mais um membro no Governo», frisa, referindo-se a Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação.

A presidência da Câmara de Caminha é, para Rui Lages, «um desafio positivo».«Os desafios são sempre vistos de uma forma positiva, encarando sempre o futuro, numa linha estratégica que foi gizada nas últimas eleições», diz, antes de acrescentar que a estratégia política «será a mesma, com novos rostos e com novos protagonistas que encararão o futuro sempre de uma forma confiante e com sorriso no rosto».

Para além de vice-presidente da autarquia, Rui Lages detém ainda os pelouros do planeamento e gestão urbanística, obras públicas e particulares, candidaturas e instrumentos de financiamento, ocupação de via pública e publicidade, gestão de vias de comunicação e trânsito, fiscalização e contraordenações, serviços jurídicos, freguesias e coesão territorial, descentralização de competências,informática, modernização e simplificação administrativa e recursos humanos e organização.Natural de Caminha, é licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, e mestrado em Direito Criminal, pela Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Rui Lages desempenhou as funções de deputado à Assembleia Municipal de Caminha, eleito pelo PS, entre 2013 e 2017, ano em que integrou a lista encabeçada por Miguel Alves.Entre 2015 e 2017, o autarca exerceu o cargo de adjunto do ministro-adjunto, no XXI Governo Constitucional, liderado por António Costa.


Autor: Redação/Lusa