Fotografia: Diana Carvalho

Município de Braga avança com novo cartão escolar pré-pago

Credenciais de acesso ao portal são enviadas nos próximos dias.

Diana Carvalho
12 Set 2022

O Município de Braga vai avançar com um novo Cartão Escolar para o 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário. A proposta tem como objetivo dotar os encarregados de educação, bem como pessoal docente e não docente de uma aplicação agregadora e de fácil utilização.

Durante a apresentação do novo cartão escolar, que decorreu esta manhã, após a reunião ordinária do executivo, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, adiantou que o novo cartão é regido por cinco valores fundamentais: simplicidade, confinaça, facilidade, integração e uniformização. A responsável assegurou que este «é um modelo simples, de fácil acesso» e que permite uma «utilização e carregamento simples», no qual «um conjunto de dados que são atualmente geridos por vários sistemas diferentes estão agregados»

Já em relação à confiança, Carla Sepúlveda garantiu que o cartão «é baseado num sistema totalmente fiável». «Optamos pelo grupo CTT, precisamente porque é uma entidade que nos oferece essa garantia de confiança», explicou.

Também presente na sessão de apresentação, Ricardo Rio revelou que este é «um projeto que resulta de forma muito direta do processo de descentralização concretizado em abril». O novo cartão «representa um investimento muito considerável da parte do município de Braga, de quase um milhão de euros, quer no software, quer nas licenças, quer em todos os equipamentos associados, mas é um investimento que nós vemos como muito necessário e útil para contribuir para esta melhor organização dos serviços escolares num universo que envolve mais de 17 mil utilizadores», acrescentou.

O Cartão de Estudante pode ser ativado através de uma plataforma específica, de gestão municipal. As credenciais de acesso à mesma vão ser enviadas aos encarregados de educação, bem como pessoal docente e não docente nos próximos dias. O carregamento do cartão passa a ser efetuado via Payshop, referência de multibanco ou MBWay, não sendo necessária a utilização de dinheiro físico.





Notícias relacionadas


Scroll Up