Fotografia: DR

UMinho vai receber 2 880 novos estudantes e já preencheu 96,4% das vagas na 1.ª fase

A UMinho viu confirmada a confiança dos candidatos ao ensino superior na qualidade dos seus cursos.

Carla Esteves
11 Set 2022

A Universidade do Minho (UMinho) prepara-se para acolher, neste novo ano letivo 2022-2023, um total de 2 880 novos estudantes, que foram colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (CNAES). A academia minhota viu assim preenchidas, nesta primeira fase, 96,4% das vagas disponibilizadas, uma vez que colocou a concurso 2 989 vagas.

Em nota enviada às redações, a UMinho «congratulou- se com os excelentes resultados que obteve na 1.ª fase do CNAES», salientando que 3 955 estudantes procuraram a Instituição em primeira opção e oito cursos de diversas Escolas/Institutos da UMinho tiveram classificação mínima de entrada igual ou superior a 17 valores.

O curso em que o último colocado teve classificação mais elevada foi o de Engenharia Aeroespacial (186,2), seguido dos cursos de Medicina (185,8), Arquitetura (177,5), Direito e Engenharia e Gestão Industrial (174,2), Gestão (173,8), Engenharia Biomédica (172,0) e Psicologia (171,6). Destaca-se o facto de 23 licenciaturas da Instituição terem obtido uma classificação igual ou superior a 16 valores.

«A procura de cursos da UMinho, em primeira opção, foi bastante elevada, correspondendo a um rácio de 1,4 alunos por vaga disponibilizada, sendo a quarta Universidade com maior números de candidatos colocados a nível nacional», sustenta a UMinho na mesma nota.

A academia considera que com estes resultados «vê assim confirmada, mais uma vez, a confiança dos candidatos ao ensino superior na qualidade dos seus cursos. Os elevados níveis de procura representam uma grande responsabilidade para a Universidade, que continuará a ter como objetivo essencial da sua ação assegurar uma educação superior que se paute por padrões de elevada qualidade, contribuindo de forma decisiva para a formação das pessoas e o desenvolvimento da região e do país».

A nível nacional um total de 49 806 novos estudantes foram colocados na primeira fase do CCNAES, sendo este o segundo maior número de colocados de sempre. Os resultad os correspondem ainda a um aumento de 0,7% em relação à mesma fase do concurso de 2021.





Notícias relacionadas


Scroll Up