Fotografia: DR

CCDR-Norte com 150 milhões de euros aprovados para o Interreg Espaço Atlântico

A Comissão Europeia aprovou o programa esta sexta-feira.

Redação/Lusa
10 Set 2022

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) anunciou este sábado que a Comissão Europeia aprovou o programa Interreg Espaço Atlântico 2021-2027, o único de cooperação transnacional gerido em Portugal. A CCDR-Norte vai receber 150 milhões de euros para o projeto.

«Dotado de um orçamento de, aproximadamente, 150 milhões de euros de Fundos Europeus, o programa Espaço Atlântico tem como objetivo apoiar projetos e investimentos de cooperação das 25 regiões da fachada atlântica comunitária, de Portugal, Espanha, França e Irlanda», lê-se numa nota da CCDR-N enviada à Lusa. A decisão de Bruxelas foi confirmada formalmente na sexta-feira.

«Esta aprovação constitui um voto de confiança no novo programa e na CCDR-Norte, enquanto instituição com as responsabilidades de gestão. É dado também um passo fundamental para o lançamento dos primeiros concursos a breve prazo», avança António Cunha, citado no comunicado.

A comissão presidida por António Cunha detalha que «os projetos a financiar serão realizados em parceria entre organizações públicas e privadas – como regiões, universidades, centros de ciência e inovação, empresas e associações, entre outras». O objetivo do «único programa europeu de cooperação transnacional gerido em Portugal» é «promover a sustentabilidade e competitividade da fachada atlântica, através de investimentos nas áreas da ‘Inovação Azul e Competitividade’, ‘Ambiente Azul’, ‘Turismo Sustentável e Cultura’ e ‘Governança do Espaço Atlântico’», revela a nota.

O lançamento internacional da nova edição do programa de cooperação Interreg Espaço Atlântico, para o horizonte até 2027, vai ter lugar a 29 de setembro, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.





Notícias relacionadas


Scroll Up