Fotografia: CM Valença

IPSS de Valença garante financiamento para concluir obra de equipamento para idosos

A obra iniciou em 2015 e parou por falta de verbas.

Redação/Lusa
2 Set 2022

O centro social de São Pedro da Torre, em Valença, garantiu um financiamento de 700 mil euros para concluir a construção de um equipamento com 80 vagas para idosos. A obra iniciou em 2015 e parou por falta de verbas.

“Acabar esta obra, que se arrasta há sete anos, era prioritário, assim como é urgente o reforço da resposta social aos nossos seniores mais fragilizados”, avança o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, numa nota enviada às redações. Em causa está um contrato de investimento de 575 mil euros assegurado pelo Instituto da Segurança Social (ISS) e uma comparticipação financeira de cerca de 125 mil euros da Câmara de Valença, assinado pelas partes.

A construção do equipamento, orçado em cerca de 1,2 milhões de euros, foi iniciada há sete anos. No entanto, a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), “por falta de verbas, apenas conseguiu levantar as paredes do edifício”.

A “nova resposta surge através do Centro Social de São Pedro da Torre, que assinou, na quinta-feira, com o ISS, um contrato de investimento, no valor de 575 mil euros, resultante da aprovação da candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista à conclusão do equipamento social que está a construir”. “Com a aprovação desta candidatura ao PRR consegue-se o avanço que tanta falta fazia”, sublinha José Manuel Carpinteira.

Com esta obra, “Valença vai aumentar a resposta social aos seniores do concelho, com mais 80 novas vagas para lar residencial, apoio domiciliário e centro de dia”, especifica a nota do município. Segundo a autarquia, “são 20 novas vagas no lar residencial, 30 novas vagas para apoio domiciliário e outras 30 vagas para o centro de dia”.

Atualmente, a IPSS “já dá apoio aos 30 utentes do centro de convívio de São Pedro”, resposta que funciona nas antigas instalações da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre. Com a conclusão do equipamento, esta resposta será integrada no novo espaço.





Notícias relacionadas


Scroll Up