Fotografia: DR

Cortejo dos Vasos voltou a sair em Negreiros

As jovens carregam os vasos naturais, alguns com mais de 30 quilos.

Rita Cunha
28 Ago 2022

O Tradicional Cortejo dos Vasos voltou a sair às ruas da freguesia de Negreiros, em Barcelos. Depois de um interregno devido à pandemia, foram muitos os que hoje quiseram participar no momento que, este ano, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino.

Este cortejo insere-se no vasto programa das Festas em Honra de Santa Justa, que terminaram ontem depois de três dias de demonstração de fé intercalados com animação musical.

A origem deste cortejo remonta a meados da década de 30. Nele participam as raparigas solteiras da terra ou com ligações familiares. A maioria já o faz desde tenra idade, sempre com muito orgulho. Na cabeça carregam vasos naturais cujo tamanho e peso varia consoante a idade da criança ou jovem. Alguns chegam mesmo a pesar 30 ou mais quilos.

Depois de percorrida a principal artéria da freguesia e de passar em frente à igreja, as crianças e jovens, envergando trajes típicos minhotos e ouro ao pescoço, dirigem-se ao cemitério onde colocam os vasos junto das campas dos seus entes queridos, que desta forma são homenageados com um sermão.

As bandas de música acompanharam, como é habitual, todo o cortejo.





Notícias relacionadas


Scroll Up