twitter

O contributo de S. Teotónio na fundação de Portugal

Segundo o Diário do Minho, do passado 18.08.22, a imagem do primeiro santo português, S.Teotónio, vai ter altar na igreja dedicada a S.to António, em Roma. A garantia foi dada pelo mons. Agostinho Borges, numa cerimónia realizada na Câmara de Valença, terra natal do santo.

Esta louvável iniciativa merece uma abordagem, ainda que sumária, sobre a intervenção de S. Teotónio (1082 - 1162), amigo íntimo de D. Afonso Henriques, na fundação de Portugal.

Para além dos três prelados bracarenses (S. Geraldes, D. Paio Mendes, e D. João Peculiar), outros auxiliares existiram em diversos campos de atividade que importa não esquecer. Na verdade, D. Afonso Henriques deve o sucesso do seu reinado não só ao seu talento militar e diplomático, mas também ao trabalho de outros colaboradores, dedicados e extremamente competentes. As fontes narrativas falam apenas no guerreiro, atribuindo os seus feitos à sua ousadia e à bênção divina (vg. ao milagre de Ourique), merecida pela generosidade com que dotou igrejas e mosteiros. À exceção de S. Teotónio, a quem a historiografia atribui uma função propriamente espiritual, essas fontes narrativas deixam esses auxiliares na sombra. O biógrafo de S. Teotónio, na Vita Teotonii, é claro, ao descrever a sua relação de conselheiro espiritual de D. Afonso Henriques, aparecendo como grande intercessor junto de Deus:

...sempre que o rei (D.. Afonso Henriques) se propunha fazer alguma coisa de maior vulto, vinha sempre ter com aquele homem de Deus (S. Teotónio) e recomendava-se às orações dele, a si e à sua alma, com maior empenho. Ele, por seu lado, tinha tanta estima pelo rei que parecia viver em mais solicitude por ele que por si próprio... (cf. Vita Theotonii).

O biógrafo narra, como um dos exemplos, o papel desempenhado por S. Teotónio na conquista de Santarém. Com efeito, antes de empreender a expedição, o rei teria ido a Santa Cruz expor o seu plano ao prior, e pedir-lhe as orações de toda a comunidade monástica pelo êxito do assalto.

Refira-se ainda que S. Teotónio foi cofundador e primeiro prior do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e a sua biografia (Vita Theotonii) é a fonte mais antiga a fazer referência à data de nascimento do nosso primeiro monarca, reportando-a a 1106 (cf. o meu livro D. Afonso Henriques - Data e Local do seu Nascimento).

Um ano após a sua morte, ocorrida em 1162, Teotónio foi canonizado pelo Papa Alexandre III, sendo considerado o primeiro santo português. Foi sepultado numa capela ao lado do túmulo do Rei Fundador.


Autor: Narciso Machado
DM

DM

20 agosto 2022