twitter

Incêndios: Cerca de 30 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo

Incêndios: Cerca de 30 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo
Fotografia

Publicado em 18 de agosto de 2022, às 09:59

O IPMA prevê ainda uma subida da temperatura máxima esta quinta-feira.

Cerca de 30 concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro estão esta quinta-feira em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já em risco elevados encontram-se a região do Alentejo e dezenas de municípios dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Lisboa, Santarém, Leiria, Viseu, Vila Real, Porto e Aveiro.

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, estão em risco muito elevado de incêndio todo o interior Norte e Centro e alguns municípios do litoral nos concelhos de Aveiro, Coimbra e Leiria, do litoral alentejano e do Algarve. O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As previsões do Instituto apontam ainda para uma subida da temperatura máxima e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. No litoral oeste, haverá uma pequena descida da temperatura mínima. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (Guarda e Bragança) e os 20º (Faro), e as máximas entre os 25º (Aveiro) e os 34º (Évora, Beja e Setúbal).


Autor: Redação/Lusa