twitter

PSD denuncia uso de água para consumo humano em fábrica de Viana do Castelo

PSD denuncia uso de água para consumo humano em fábrica de Viana do Castelo
Fotografia

Publicado em 16 de agosto de 2022, às 14:04

A Águas do Alto Minho (AdAM) defende tratar-se de uma “situação pontual”.

O PSD denunciou o abastecimento de água tratada para consumo humano a uma multinacional instalada em Viana do Castelo. A Águas do Alto Minho (AdAM) defende tratar-se de uma “situação pontual”, invocando “contaminações salinas na captação de água” da empresa.

Num comunicado enviado às redações, a distrital de Viana do Castelo do PSD adianta ter tido “conhecimento que várias corporações de bombeiros estiveram, durante o fim de semana e na manhã desta segunda-feira, a retirar água das bocas de incêndio do parque industrial de Lanheses, para abastecer uma grande unidade industrial do concelho de Viana do Castelo”.“Essa água é tratada e, se assim for, se a AdAM tinha conhecimento da situação e por que razão se utilizou água tratada para consumo humano, num período de seca extrema, para uso industrial”, questiona o partido, acrescentando que “pelo menos cinco autotanques foram vistos a abastecer nas bocas de incêndio, vindos de corporações de Freamunde, Santo Tirso, Paredes de Coura e Caminha”.

A força política sublinha tratar-se de uma “uma situação grave”, numa altura em que o país se encontra “num momento difícil de seca, em que a própria Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho está a tomar providências para fazer face à situação”.Esta água “poderia ser utilizada, por exemplo, para abastecer freguesias que venham a sofrer de quebras de fornecimento. Não podemos desperdiçar este bem”, salienta. "Obviamente que não estamos contra a empresa que tem de suprir as suas necessidades para manter a sua atividade. Achamos é que poderia ter sido utilizada água não tratada para esse abastecimento e não usar água para consumo humano, como o que parece que aconteceu”, frisa a distrital do PSD.

Numa resposta por escrito a um pedido de esclarecimento da Lusa, a AdAM explica ter-lhe sido “solicitado pela empresa DS Smith Paper Viana, S.A. para complementar o fornecimento de água à sua instalação, em face da ocorrência de contaminações salinas na sua captação de água para fins industriais”, decorrentes do "menor caudal existente na captação própria e às marés vivas que fazem com que a salinidade no rio se faça sentir até à captação existente".

“A Águas do Alto Minho fornece água a entidades públicas e privadas, entre elas consumidores domésticos e industriais em vários ramos de atividade. A água fornecida está a ser quantificada e será faturada nos termos e nas normais formalidades de cobrança e de acordo com o tarifário da Águas do Alto Minho”, refere ainda a empresa.


Autor: Redação/Lusa