Procissão da Senhora da Assunção levou milhares às ruas da Póvoa de Varzim

Luísa Teresa Ribeiro Póvoa de Varzim, 15 Ago 2022

Milhares de pessoas assistiram, esta tarde, nas ruas da Póvoa de Varzim, à procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção.

Com as janelas engalanadas com colchas e as ruas decoradas com tapetes de flores, uma multidão esperava a passagem da padroeira dos pescadores, que saiu da igreja da Lapa, templo que hoje faz 250 anos.

Aberta pela GNR a cavalo, a procissão contou com dez imponentes andores, com destaque para o de Nossa Senhora da Assunção, transportado por homens envergando a tradicional camisola poveira.

Presidida pelo Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, esta manifestação de fé contou ainda com cerca de duas centenas de figurados, Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe, Banda Musical da Póvoa de Varzim, poveiras vestidas com traje de tricana, autoridades do concelho e representantes de confrarias, irmandades e outras agremiações locais.

Cumprindo a tradição daquela que é considerada como uma procissões mais sumptuosas do país, os andores voltaram-se para o mar, junto ao porto de pesca, tendo a saudação à padroeira dos pescadores sido feita com cerca de 20 minutos de foguetes.


Outras Fotogalerias

Viana do Castelo, 20 Ago 2022
Scroll Up