twitter

Barcelos investe 74.500 euros para remover espécies invasoras do rio Cávado

Barcelos investe 74.500 euros para remover espécies invasoras do rio Cávado
Fotografia

Publicado em 12 de agosto de 2022, às 15:46

A Câmara de Barcelos assinou hoje o contrato de limpeza do rio Cávado, no valor de 74.500 euros e com vigência por um ano, anunciou o município.

Em comunicado, o município refere que esta adjudicação de trabalhos acontece “três anos após se ter deixado de proceder à limpeza das águas do rio, no curso que faz parte do território barcelense”.

O objetivo desta prestação de serviços é a contenção e limpeza de espécies de vegetação aquática exótica invasora existentes no rio Cávado, tanto no leito como nas margens, e a realização de ações de sensibilização ambiental.

Em causa espécies como o jacinto-de-água, a pinheirinha-de-água, a elódea-densa e a azola.

Pretende-se ainda a remoção de todo o tipo de resíduos, incluindo os de grandes dimensões, como os “monstros domésticos”.

“Com estas operações de limpeza, além da valorização e preservação do rio, pretende-se efetuar uma série de diagnósticos e detetar focos de poluição”, acrescenta o comunicado.

Na contratação destes serviços, está incluída a realização de até 12 sessões de sensibilização da população escolar e comunidade em geral para a proteção e valorização da biodiversidade e para o problema das invasoras, bem como a realização de até 24 passeios interpretativos de barco para dar a conhecer o trabalho desenvolvido para melhorar o estado do ecossistema ribeirinho.


Autor: Redação/LUSA