Fotografia: DR

Metropolita da Igreja Ortodoxa encontra-se com D. José Cordeiro

O Metropolita Arcebispo Bessarion visitou e encontrou-se com o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, na passada terça-feira 09 de Agosto.

Redação
10 Ago 2022

O Metropolita Arcebispo ortodoxo de Portugal e Espanha do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla Bessarion Komzias, encontra-se a visitar o clero e fiéis ortodoxos em Portugal.

No seguimento da audiência dos peregrinos do Instituto Católico de Viana do Castelo e da Basílica dos Congregados ao Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, em Istambul, na terça-feira 02 de Agosto, o Metropolita Arcebispo Bessarion visitou e encontrou-se com o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, na passada terça-feira 09 de Agosto.

Estiveram também presentes o Arquimandrita Padre Theophylaktos Vitsos, vigário geral da metrópole, o teólogo leigo Volodymir Telizhenko, assistente pessoal do arcebispo em preparação para a ordenação diaconal, os Padres Tiago Freitas e Paulo Terroso (delegado arquidiocesano para o ecumenismo), da Arquidiocese de Braga, e o Padre Pablo Lima, da Diocese de Viana do Castelo, a cujo pedido foi concedida a audiência com o Patriarca Bartolomeu.

Em diálogo com o Arcebispo de Braga, o Metropolita Arcebispo ortodoxo da península ibérica, cuja sede se encontra em Madrid afirmou que “vivemos um momento único na história da Igreja, nunca antes um Papa e um Patriarca Ecuménico foram tão próximos e tão amigos. Nos tempos difíceis em que vivemos, o Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu são duas vozes proféticas”.

O Arcebispo de Braga recordou o seu encontro com o Patriarca Bartolomeu em Munique, quando se encontrava a crismar emigrantes na cidade alemã, e reafirmou o desejo e a colaboração da Arquidiocese com o clero e fiéis ortodoxos em Braga.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up