Fotografia: DR

Comunidade Intermunicipal associa-se à campanha “Vamos fechar a torneira à seca”

O objetivo é reforçar o alerta para a urgência da redução de consumos de água.

Redação/Lusa
10 Ago 2022

Os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo associaram-se à campanha “Vamos fechar a torneira à seca”, promovida pelo Grupo Águas de Portugal e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho justificou aquela decisão com a necessidade de “reforçar o alerta para a urgência da redução de consumos de água junto das populações e dos setores produtivos”.

A campanha, lançada em parceria com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), visa divulgar comportamentos para um uso mais eficiente da água face à situação de seca extrema que o país atravessa.

Segundo a CIM do Alto Minho, a situação de disponibilidade de água é particularmente crítica, com a bacia hidrográfica do Lima a dispor de apenas 17,8% do seu volume total.

No âmbito da campanha nacional, a CIM do Alto Minho apela a que “feche a torneira um minuto por dia” e que se adotem comportamentos diários que promovam a redução de consumos.





Notícias relacionadas


Scroll Up