Fotografia: DMTV

Cerca de 300 pessoas passam pelos palcos do Famafolk este fim de semana

O evento prolonga-se até domingo, dia 7 de julho.

Redação
5 Ago 2022

O FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão inicia esta noite, com uma gala de abertura prevista para as 21h30, nos Paços do Concelho. O evento prolonga-se até domingo, dia 7 de julho, e vai contar com cerca de 300 pessoas a pisar três palcos.

A cerimónia de abertura desta sexta-feira vai servir para apresentar seis dos oito grupos que participam nesta segunda edição do Famafolk. Pelos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão passam assim a Escola de ball de bot DIT I FET (Palma de Maiorca), o Folklore Ensemble Bystry (Polónia), a Compañía Mexicana de Danza Folklorica (México), a Compañía de Danzas de Funza (Colômbia), o Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz e o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, ambos da cidade.

Aos grupos que se apresentam no primeiro dia juntam-se, na gala de sábado, que decorre no Largo da Igreja, em Riba de Ave, pelas 21h30, o Rancho Folclórico S. Martinho de Brufe, e no domingo, no Parque da Ribeira, em Joane, às 15h30, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, de Matosinhos. Para estes dias estão ainda preparadas duas surpresas: um pequeno concerto com músicas interpretadas em conjunto por todos os países participantes e uma coreografia criada com dois pares de cada país, para encerrar o festival.

A primeira edição do Famafolk realizou-se em 2019, com o objetivo de “sendo ricos em folclore, trazer também o folclore do mundo a Famalicão”, explica Ricardo Mendes, presidente do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, que organiza o festival. A pandemia, revela o responsável, cortou “as pernas à nascença” ao certame. “Felizmente este ano conseguimos retomar e esperamos que isto seja para crescer”, adianta.

Ao longo de três dias, revela Ricardo Mendes, são cerca de 300 pessoas que vão pisar os três palcos do festival. Da programação faz também parte uma celebração ecuménica, que se realiza no domingo, pelas 11 horas, na Igreja de Joane.





Notícias relacionadas


Scroll Up