twitter

Hospital de Braga renova Acreditação Global e Certificação de Qualidade ISO 9001

Hospital de Braga renova Acreditação Global e Certificação de Qualidade ISO 9001
Fotografia

Publicado em 21 de março de 2019, às 15:32

Este é já o quinto ciclo de Reacreditação do Hospital de Braga.

O Hospital de Braga recebeu do Painel de Acreditação do Caspe Healthcare Knowledge System (CHKS), entidade acreditadora internacional, a confirmação da renovação da Acreditação Global. O painel de peritos confirmou que a unidade hospitalar garante todos os critérios, de acordo com a política da entidade acreditadora, e renovou, também, a Certificação de Qualidade ISO 9001 dos Serviços de Anatomia Patológica, Esterilização, Farmácia, Imagiologia, Imunohemoterapia, Patologia Clínica e Limpeza.
De acordo com o CHKS o Hospital de Braga renova, assim, o seu compromisso com a qualidade e segurança dos cuidados prestados.
Durante o processo de Acreditação e Certificação, que decorreu no passado mês de novembro, foram avaliados mais de três mil critérios de boas práticas internacionais, que garantem a segurança e qualidade dos cuidados prestados no Hospital de Braga. Este processo de avaliação, protagonizado por seis auditores do CHKS, envolveu 46 áreas clínicas e não clínicas.
Para além do cumprimento de todos os critérios, nesta avaliação, foram também atribuídos 12 louvores a práticas implementadas pelo Hospital de Braga. Tratam-se de práticas diferenciadas ao nível do compromisso com o utente, familiar, cuidador e colaborador que, sendo desenvolvidas no âmbito de atuação hospitalar, mereceram um reconhecimento do painel de acreditação do CHKS.
Para atestar a conformidade dos procedimentos, e antes da realização das auditorias levadas a cabo pelos peritos internacionais, o Hospital de Braga desenvolveu mais de 500 auditorias internas relacionadas com processos e circuitos e perto de 10 mil auditorias clínicas, um instrumento que pretende avaliar a prática regular do tratamento ao utente. Para o Presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, João Ferreira, estas auditorias “cumprem os propósitos de reforçar as boas práticas e melhoria contínua, que só se concretizam com o envolvimento de todos os colaboradores do Hospital numa cultura de evolução constante na prestação de cuidados a quem mais precisa. Esta Acreditação Global e Certificação são a garantia de que prosseguimos diariamente uma cultura de qualidade e segurança". Este é já o quinto ciclo de Reacreditação do Hospital de Braga, tendo o processo iniciado em 2004 no Hospital de S. Marcos com a obtenção da primeira acreditação, atribuída por King’s Fund, hoje CHKS, uma das organizações com mais notoriedade no âmbito da qualidade em Saúde.
Autor: Redação