twitter

Projeto prevê estação internacional de investigação no Parque Peneda-Gerês

Projeto prevê estação internacional de investigação no Parque Peneda-Gerês
Fotografia

Publicado em 28 de julho de 2022, às 17:29

Com o objetivo de apoiar os trabalhos dos investigadores na região.

A associaçãoBIOPOLIS e a Câmara de Arcos de Valdevez apresentam esta sexta-feira o projeto da Branda Científica de São Bento do Cando. A iniciativa prevê a construção de uma estação internacional de investigação em "pleno coração" doParque da Peneda-Gerês para apoiar os trabalhos dos investigadores na região.

O projetoda Branda Científica de São Bento do Cando tem como objetivo apoiar as investigações nas áreas do restauro da biodiversidadee ecossistemas na Europa, bem comoda gestão sustentável dos recursos naturais, nomeadamente das montanhas, "que são verdadeiras sentinelas das alterações climáticas", revela a BIOPOLIS.Ao mesmo tempo, vai apoiar a investigação sobre os recursos culturais que integram a paisagem no âmbito da Convenção Europeia da Paisagem.

Na região já decorrem trabalhos de investigação em áreas como a arqueologia e eocologia, que levaram à descrição de novas espécies para a ciência e novos sistemas de monitorização da biodiversidade."Agora, esses trabalhos irão ter o apoio infraestrutural que lhe permitirão abraçar novos desafios científicos", salienta a associação.

O projeto vai também acolher cursos de doutoramento e mestrado de curta duração e trabalhosde campo. Para isso, vai disponibilizar um conjunto de laboratórios de suporte, que vão funcionar como espaço de apoio a workshops com investigadores, bem como alojamentos."Será intervencionado um conjunto de edifícios da Confraria de São Bento do Cando, dando-lhes novos usos e mantendo o apoio sazonal aos peregrinos que acorrem a esta aldeia", explica a BIOPOLIS.

O projeto, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Coesão Territorial, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Função para a Ciência e Tecnologia (FCT), é apresentado esta sexta-feira, às15h00, pela associação BIOPOLIS e pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.Durante o evento, vai também ser assinado o "Acordo de Cooperação da Branda Científica" com a Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade de Vigo e Universidade de Santiago de Compostela.


Autor: Redação/Lusa