Fotografia: DR

Universidade Minho aumenta vagas de acesso e disponibiliza dois novos cursos

Este ano letivo, a academia minhota tem disponíveis 2988 vagas distribuídas por 57 cursos.

Rita Cunha
24 Jul 2022

A Universidade do Minho contabiliza, nesta primeira fase de acesso ao Ensino Superior 2022/2023, com um total de 2988 vagas, mais 60 do que no ano transato, distribuídas por 57 cursos. Engenharia Aeroespacial e Ciência de Dados, cada um com 30 vagas, são as novidades. Engenharia Informática, com 170 vagas, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, com 140, e Medicina, com 120, são os cursos com mais vagas disponíveis.

No que respeita o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), há 739 vagas por preencher, mais 55 do que no ano letivo anterior, e um total de 24 cursos (mais dois). Aqui, Design Audiovisual e Gestão Hoteleira são os cursos a estrear: o primeiro com 25 vagas e o segundo com 30. O curso de Gestão de Atividades Turísticas é o que tem mais vagas disponíveis, 45 no total. Seguem-se, com 40 vagas cada, os cursos de Design Gráfico, Design Industrial, Contabilidade, Gestão de Empresas e Solicitadoria.

Quanto ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), há nesta fase 1062 vagas por preencher (mais 12 do que no ano transato), distribuídas pelos 25 cursos, a maioria dos quais a funcionar no polo de Viana do Castelo, mas também em Ponte de Lima (Escola Superior Agrária) e Melgaço (Escola Superior de Desporto e Lazer). Neste estabelecimento de ensino não há novos cursos a registar e os que têm maior número de vagas são os de Engenharia Informática (80), Desporto (70) e Gestão (54).

A nível nacional, e tal como acontece em várias instituições de Ensino Superior da região do Minho, houve um aumento do número de vagas, com destaque com destaque para os cursos de Educação Básica e 22 novas licenciaturas na área das ciências e tecnologias.
Segundo os dados divulgados ontem pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), o concurso nacional para ingressar nas universidades e politécnicos públicos vai abrir com um total de 53.640 vagas.

O prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 25 de julho e 8 de agosto.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up