Espaço do Diário do Minho

PAIS & FILHOS Maus exemplos que os pais passam para os filhos sem perceberem!

21 Jul 2022
Elisabete Costa

Não é apenas a aparência física que os filhos herdam dos pais. Na verdade, os valores, as crenças, as tradições e, muitas vezes, os comportamentos são absorvidos pelas crianças e a figura dos pais torna-se fulcral para o saudável crescimento das mesmas. As crianças acolhem todas as informações e emoções das pessoas que as rodeiam e, nem sempre os pais se orgulham de tudo aquilo que estão a transmitir aos seus filhos. De forma bastante simples, verificamos que os pais, tendencialmente, “apontam o dedo” aos seus filhos por tudo e por nada. Ou porque não fazem a cama, ou porque não cumprem os horários estipulados ou porque não fazem, sempre, tudo aquilo que os pais desejam. Na verdade, os pais nem sempre se “olham ao espelho”, nem estão atentos às inúmeras falhas que cometem. Alguns exemplos disso são:

  • Quando são contraditórios;

  • Quando transmitem preconceitos;

  • Quando não cumprimentam, não pedem e não agradecem;

  • Quando adotam um comportamento explosivo;

  • Quando são desorganizados;

  • Quando adiam as tarefas sem motivo aparente;

  • Quando não respeitam o tempo e espaço do Outro;

  • Quando o casal discute e não resolve os problemas de forma calma e sempre em busca da melhor solução; Entre tantos outros.

Neste sentido, é importante que os pais fiquem cada vez mais conscientes sobre a importância de serem os melhores exemplos para os seus filhos, devendo evitar os comportamentos que tanto criticam e tentam impedir. Afinal, não basta dizer, é preciso fazer. E fazer de forma alinhada com aquilo que se diz.

Além disto, é fundamental que os pais se tornem num exemplo realista para os seus filhos, de forma espontânea e natural e sempre com a ambição de alcançar a melhor versão de si. Desta forma estarão a transmitir ensinamentos verdadeiros e inspiradores.

Como motivação, lembre-se que o seu filho é sempre a sua melhor inspiração; a força que o incita a seguir num caminho mais positivo, coerente e feliz. Afinal, os pais são sempre o melhor exemplo para os seus filhos.



Mais de Elisabete Costa

Elisabete Costa - 8 Set 2022

Para muitas famílias, chegar ao mês de setembro significa despesas com a educação, gestão financeira e algumas “dores de cabeça”. Este é um mês bastante exigente para os pais, que “têm que esticar” o orçamento familiar, de forma a adquirir o material necessário para o início de mais um ano letivo. Cadernos, livros, lápis, mochilas, […]

Elisabete Costa - 23 Jun 2022

De forma intuitiva, os pais dizem que Brincar faz bem às crianças, mas será que sabem o porquê de lhes fazer bem? Se pensarmos, podemos dizer que lhes faz bem porque as estimula, porque as diverte, porque é usual as crianças brincarem. Mas então, porque é tão importante deixar as crianças brincar? Brincar é aprender, […]

Elisabete Costa - 19 Mai 2022

Ouço muitas vezes pais e mães dizerem “oh tempo vai mais devagar, o meu filho está a crescer muito depressa”. A verdade é que o tempo passa e os pais, no corre-corre do dia-a-dia, acabam por nem sempre darem a devida atenção ao crescimento dos filhos. Quando a criança é ainda dependente, a tendência é […]


Scroll Up