Fotografia: Avelino Lima

Curso inédito junta investigadores em viagem pela história dos alimentos e da alimentação

Iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Braga e do Centro de Investigação Lab2PT, da Universidade do Minho

Rita Cunha
21 Jul 2022

A Santa Casa da Misericórdia de Braga e o Centro de Investigação Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território, da Universidade do Minho organizam, de 2 de setembro a 4 de novembro, o 1.º Curso Livre sobre a História da Alimentação em Portugal.

Ao longo de nove sessões em formato online, a decorrerem das 17h30 às 19h30, investigadores de diversas áreas e ligados a variadas instituições científicas irão dar a conhecer de perto a evolução dos alimentos e da alimentação ao longo da história e de que forma estes caracterizam uma determinada região e comunidade.
Na apresentação do curso, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga lembrou a relação destas instituições com a alimentação, algo que remonta à sua fundação, «desde logo pela necessidade de dar cumprimento às obras de misericórdia “dar de comer a quem tem fome e dar de beber a quem tem sede”, prática que se prolongou até à atualidade».

Também neste curso, e segundo explicou Bernardo Reis, «vamos ter a oportunidade de olhar a evolução dos alimentos sob uma perspetiva patrimonial, dado o processo de valorização de que têm sido alvo, pela sua perenidade e tradição, caracterizadores de uma determinada comunidade».

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up