twitter

Incêndios: Governo reavalia situação de alerta esta terça-feira

Incêndios: Governo reavalia situação de alerta esta terça-feira
Fotografia

Publicado em 19 de julho de 2022, às 10:38

Está previsto um novo aumento das temperaturas a partir desta quarta-feira.

O Governo vai decidir esta terça-feira se prolonga a situação de alerta devido ao risco de incêndio rural, que está em vigor desde segunda-feira e termina às 23:59. Outra decisão pode ser voltar a ativar a contingência, que esteve em vigor até domingo, durante sete dias.

Os ministérios da Administração Interna, Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação vão voltar a reunir esta terça-feira para e reavaliar a situação, tendo em conta que está previsto um novo aumento das temperaturas a partir de quarta-feira. Portugal continental esteve em situação de contingência, segundo nível de resposta previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, entre o dia 11 de julho e o passado domingo, altura em que passou para nível de alerta, o menos grave, que termina pelas 23h59.

Na última semana, o país enfrentou temperaturas elevadas e o dia mais quente foi 13 de julho, em que quase todos os distritos estiveram sob aviso vermelho, o mais grave emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No mesmo dia, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou o maior número de incêndios rurais este ano, num total de 193. No total, os incêndios florestais consumiram este ano 43 721 hectares, cerca de 30 000 dos quais desde 08 de julho, segundos dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).


Autor: Redação/Lusa