twitter

Monção instala unidade de bombeiros de proximidade no Vale do Mouro

Monção instala unidade de bombeiros de proximidade no Vale do Mouro
Fotografia

Publicado em 12 de julho de 2022, às 11:58

Equipa vai permanecer em funções até ao final de setembro, com possibilidade de prolongamento caso o período critico seja alargado.

A freguesia de Riba de Mouro, em Monção, voltou a receber uma unidade de bombeiros de proximidade, constituída por cinco elementos, apoiados por uma viatura de combate a incêndios florestais. Segundo a Câmara Municipal, a equipavai permanecer em funções até final de setembro.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia minhota o adianta que a unidade entrou em funcionamento na sexta-feira, dia 8 de julho. A equipa tem as funções de prevenção, vigilância e combate a incêndios florestais no Vale do Mouro, através de uma circulação permanente pelas freguesias de Barbeita, Ceivães, Badim, Segude, Podame, Merufe, Riba de Mouro, Tangil, Messegães, Valadares e Sá.A unidade vai permanecer em funções até ao final de setembro, com possibilidade de prolongamento caso o período critico seja alargado.

Numa cerimónia de reabertura da unidadeinformal, o presidente da Câmara Municipal,António Barbosa, enalteceu o papel preventivo e ativo da unidade de proximidade na minimização dos incêndios florestais, realçando o facto de estar em constante movimento por toda a região do Vale do Mouro. “Circulando pela região, as possibilidades de atuarem, de forma atempada e célere, são maiores”, assegurou o autarca. O município acredita ainda que "a presença física de bombeiros nesta área concelhia é uma mais-valia para as populações locais, contribuindo para uma intervenção mais rápida no combate aos fogos florestais e à segurança de pessoas e bens, nomeadamente, na salvaguarda dos núcleos habitacionais mais isolados".

A secção de Riba de Mouro dos Bombeiros Voluntários de Monção foi inaugurada a 21 de novembro de 1992, numa cerimónia presidida pelo então ministro Luís Marques Mendes. Cerca de década e meia depois, deixou de funcionar, tendo servido a população como unidade de proximidade, durante o período de verão.


Autor: Redação/Lusa