Fotografia: CM Guimarães

Gualterianas regressam a Guimarães com expectativa de mais de 300 mil visitantes

Certame regressa entre os dias 28 de julho e 8 de agosto.

Redação/Lusa
12 Jul 2022

As Festas da Cidade e Gualterianas regressam a Guimarães, entre os dias 28 de julho e 8 de agosto, após um interregno devido à Covid-19. São esperados mais de 300 mil visitantes, segundo a Câmara Municipal.

Do programa das festas tradicionais da cidade, apresentado na manhã desta terça-feira, faz também parte a XXIV Feira de Artesanato de Guimarães, que decorre entre 29 de julho e08 de agosto, no Jardim da Alameda de São Dâmaso, e que este ano vai contar com 38 participantes de várias áreas, nomeadamente de cerâmica, trabalhos em madeira, marcenaria, relojoaria e ourivesaria. Na programação destacam-se ainda exposições, concertos, feiras, desfiles, procissões e as Festividades Litúrgicas.

No entanto, segundo a organização, “o momento alto” está guardado para as 22h00 do último dia, com o início da tradicional Marcha Gualteriana, que vai percorrer as ruas de Guimarães. Presente na apresentação das Festas na Fonte Santa de S. Gualter, o presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana, José Pontes, explicou que o cortejo deste ano vai contar com carros alegóricos e alusivos a Santa Estefânia, às crianças. Destaca-se ainda um carro “dedicado à Ucrânia”, outro ao centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, realizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, bem como à Universidade do Minho, ao Ambiente, ao Património Minhoto, às Valeanas e ao Vitória Sport Clube, entre “outras surpresas”.

O presidente do município, Domingos Bragança, também presente na cerimónia, destacou “o sucesso” destas festas e apelou à participação dos vimaranenses na Marcha Gualteriana, designadamente à realização e participação em “números vivos”. “Precisamos de participação que traga criatividade e contemporaneidade à Marcha, aumentando a contemplação da obra artística dos nossos obreiros. Todos têm que dizer “sim” a esta chamada”, sublinha o autarca.

Questionado sobre o número de visitantes que a cidade espera receber durante as Gualterianas 2022, o vereador da cultura, Paulo Lopes Silva, assumiu ser “difícil” avançar com previsões, uma vez que se fala de “multidões”. Mesmo assim, o vereador adiantou que, nas últimas edições, durante os quatro dias (sexta, sábado, domingo e segunda – 8 de agosto), a cidade recebeu “mais de 300 mil visitantes”.





Notícias relacionadas


Scroll Up