Fotografia: DM

Experiências no centro da cidade deram a conhecer as potencialidades da Química

“A química sai à rua” foi uma iniciativa organizada pelo Departamento de Química da Universidade do Minho.

Rita Cunha
10 Jul 2022

A Química saiu, na manhã de ontem, às ruas do centro histórico de Braga, dando a conhecer esta disciplina e as suas múltiplas aplicações e contributos para o desenvolvimento em diversas áreas. A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Química da Universidade do Minho e contou com a adesão e o interesse dos transeuntes, desde os mais pequenos aos idosos, que assistiram a várias experiências.

Numa das bancas, instalada no Coreto da Avenida Central, foram realizadas, ao longo da manhã, duas demonstrações: uma sobre as reações de combustão com aplicações no dia-a-dia, e outra sobre a reação de um ácido com metal, que dá hidrogénio, «o combustível do futuro».

No Largo do Paço, as alunas Mariana Faria e Diana Monteiro davam a conhecer outras experiências. Numa delas, Mariana falou sobre a escala do PH, que «tanto se pode indicar com cores» como pela forma como «reagem certos produtos químicos em ambientes diferentes».
Já Diana, recorrendo a algumas gotas de açúcar (glicose) colocadas num indicador, deu a conhecer três mudanças de cor consoante o oxigénio. «Começa pelo verde, depois oxida e passa para o vermelho e, depois, para o amarelo. Se voltarmos a agitar, o processo acontece todo novamente», referiu.

Junto ao Mercado Municipal, numa outra banca, um grupo de pessoas assistia a uma experiência que deu a conhecer a atuação da lixívia em diferentes corantes, mostrando que há cores mais sensíveis do que outras. Aqui, foram ainda feitos “candeeiros de lava” com pastilhas efervescentes e, para animar os mais pequenos, houve “espetos de balão”.

Junto à Rua do Castelo, foram dados a conhecer os contributos da Química da saúde, através da produção de medicamentos, assim como o significado das cores na natureza, concretamente nas plantas, frutas, legumes, flores e raízes.





Notícias relacionadas


Scroll Up