Fotografia: SC Braga

David Carmo confirmado no FC Porto por 20 ME

O Sporting de Braga referiu não terá «qualquer tipo de encargo com serviços de intermediação» e que o mecanismo de solidariedade «é da responsabilidade do FC Porto».

Redação / Lusa
5 Jul 2022

O FC Porto assegurou a contratação do defesa David Carmo, proveniente do Sporting de Braga, por 20 milhões de euros, informou hoje o campeão nacional de futebol, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 29.º Q do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a acordo com a Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol David Carmo pelo valor de 20 ME (vinte milhões de euros), acrescido de um valor variável máximo de 2,5 ME, dependente da concretização de objetivos desportivos», refere a nota enviada ao regulador do mercado.

No mesmo comunicado, o FC Porto informou que o jogador assinou um contrato válido por cinco temporadas, até junho de 2027, tendo ficado ‘protegido’ por uma cláusula de rescisão de 80 ME.

O Sporting de Braga também confirmou os valores envolvidos no negócio, referindo não terá «qualquer tipo de encargo com serviços de intermediação» e que o mecanismo de solidariedade «é da responsabilidade do FC Porto».

Esta é a transferência mais cara de sempre entre clubes portugueses, superando outras duas que também tiveram o Sporting de Braga como ‘vendedor’: Rafa, para o Benfica, por 16,4 ME, em 2016, e Paulinho, para o Sporting, por 16 ME, em 2021.

Estas são as 5 maiores receitas do SC Braga com transferencias de jogadores:
Trincão (FC Barcelona) 30,9 ME
David Carmo (FC Porto) 20 *
Paulinho 16 **
Rafa (Benfica) 16
Pizzi (Atlético de Madrid) 13,5.

* – O acordo prevê, ainda, mais 2,5 ME se forem atingidos determinados objetivos individuais e coletivos. O FC Porto irá, ainda, pagar o mecanismo de solidariedade: 700 mil ao SC Braga, 100 mil a Benfica e 50 mil a Anadia FC e AD Sanjoanense

** – Por 70 por cento do passe, sendo que o SC Braga ainda recebeu, por empréstimo, o avançado Sporar, que ficou uma época na pedreira.





Notícias relacionadas


Scroll Up