Espaço do Diário do Minho

O futuro da Europa é nosso: uma visão da sociedade civil

2 Jul 2022
Fernando Viana

Foi recentemente apresentado o relatório oficial da Convenção da Sociedade Civil sobre o Futuro da Europa (CSO CoFoE) intitulado “O futuro da Europa é nosso: Uma visão da sociedade civil”.

Este relatório é o resultado de mais de 80 organizações europeia que vêm colaborando desde fevereiro de 2021, coordenadas pela Civil Society Europe (CSE), a qual constitui uma plataforma que junta 23 redes europeias de organizações da sociedade civil, as quais trabalham conjuntamente em direção à realização do projeto da construção europeia, alicerçados nos valores europeus da Igualdade, Solidariedade e Democracia (ver mais em civilsocietyeurope.eu).

A CSE é uma organização criada em finais de 2014 em Roma, na conclusão do ano europeu dedicado à cidadania, e que se encontra muito empenhada em dar voz e transmitir a visão das diversas organizações da sociedade civil que se encontram mobilizadas na resolução de questões ligadas à Igualdade, Solidariedade e Justiça, mas também envolvidas na proteção ativa dos direitos humanos e do meio ambiente, valores que a CSE considera fundamentais e que devem constituir o núcleo de todos os princípios constantes das políticas da União Europeia (UE), seja ao nível interno, seja ao nível externo.

Esta Conferência Europeia dedicou a totalidade do seu tempo e deu todo o espaço para ligar os políticos aos cidadãos, chegando num momento crucial para os povos da UE. Os desafios levantados no plano social, económico e ambiental pela epidemia de Covid-19 e agora mais recentemente pela chegada do flagelo da guerra à proximidade das fronteiras de diversos Estados da UE, demonstram a necessidade de políticas europeias mais coordenadas, de uma maior confiança, legitimidade e transparência por parte dos decisores europeus e num maior envolvimento dos cidadãos europeus e das suas organizações representativas.

Em última análise, foram produzidas mais de 200 recomendações pelos diversos grupos temáticos presentes na Conferência, que envolveram mais de 100 especialistas e profissionais de 40 organizações diferentes, bem como pesquisas e processos de crowdsourcing abrangendo mais de 2.000 organizações nacionais da sociedade civil. A Conferência reuniu pessoas de vários países, com diversas origens culturais, sociais e económicas, unidas em torno do entendimento comum dos desafios sociais que enfrentamos hoje. No entanto, escusado será dizer que esta visão não poderá tornar-se realidade sem a vontade das instituições da UE e dos Estados-Membros para agir e defender estes valores.

O Relatório aborda questões que vão desde as alterações climáticas e a necessidade de proteção do meio ambiente, aos problemas socioeconómicos, o reforço da democracia europeia ou a transição digital. A Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho ficam agora responsáveis pela implementação destas recomendações constantes do Relatório disponível na Internet no seguinte link: https://bit.ly/3byWqLT.



Mais de Fernando Viana

Fernando Viana - 30 Jul 2022

Temos vindo a falar nos nossos artigos anteriores da situação de grandes dificuldades que se vive nos aeroportos, com particular destaque para o cancelamento dos voos e para os atrasos e problemas relacionados com as bagagens. Abordamos hoje a título final, a questão da recusa de embarque de passageiros no voo pretendido, pelo facto de […]

Fernando Viana - 23 Jul 2022

Falamos no nosso artigo anterior da situação de enorme dificuldade que se vive em muitos aeroportos europeus, onde se incluem os aeroportos portugueses, a propósito do cancelamento de voos, por várias razões, onde figuram greves, falta de pessoal e a grande procura por viagens aéreas nesta época estival. Nestes dias de maior dificuldade em viajar […]

FERNANDO VIANA - 9 Jul 2022

Stranger Things (Coisas Estranhas) é o nome de uma série de televisão que passa na cadeia de streaming Netflix e que tem atraído multidões de admiradores de todo o mundo. Basicamente, um grupo de jovens habitantes de uma fictícia cidade norte-americana (Hawkins), vão enfrentar um conjunto de desafios sobrenaturais (monstros, terror, superpoderes e coisas vindas […]


Scroll Up