Espaço do Diário do Minho

“O segredo é deixar a criança brincar!”

23 Jun 2022
Elisabete Costa

De forma intuitiva, os pais dizem que Brincar faz bem às crianças, mas será que sabem o porquê de lhes fazer bem? Se pensarmos, podemos dizer que lhes faz bem porque as estimula, porque as diverte, porque é usual as crianças brincarem. Mas então, porque é tão importante deixar as crianças brincar? Brincar é aprender, é experimentar, é descobrir o Mundo, é aventurar-se, é tocar, é construir e reconstruir, é dar asas à imaginação conseguindo ser um super-herói ou uma princesa, é pensar, é compreender, é viver, é ser livre nas suas escolhas e na forma como o faz.

Podemos dizer que Brincar é o “trabalho” da criança, é dessa forma que deve “ocupar” o seu tempo, pois assim, aprende e pratica a sua coordenação motora, a sua perceção visual, desenvolve a sua maturidade emocional e as suas competências pessoais e sociais, ao interagir com os pares, com os pais ou cuidadores.

Além disto, Brincar é um Direito das crianças, seja qual for a parte do Planeta onde estejam. É uma necessidade e não apenas uma regalia, que promove a aprendizagem na “escola da vida”.

Por sua vez, torna-se fundamental os pais assumirem o comando e contribuírem para esta tarefa que é o Brincar. E de que forma o podem fazer?

Deixo-lhe algumas ideias:

  • Deixe o seu filho Brincar todos os dias;

  • Dedique tempo para Brincar com ele;

  • Seja criativo e reporte-se a brincadeiras que realizava na sua infância;

  • Promova experiências enriquecedoras e diversificadas;

  • Permita que o seu filho tenha oportunidade de Brincar sozinho e com outras crianças;

  • Direcione as brincadeiras, consoante a etapa desenvolvimental do seu filho;

  • Adapte-se às brincadeiras e ensine-lhe que podem Brincar para sempre.

Por fim, dizer que o que faz as crianças felizes é sentirem que os pais estão presentes na sua vida. Brincar com elas e deixá-las Brincar é o segredo para as tornar mais autónomas e adaptativas ao Mundo. Cabe aos pais incentivarem-nas a esta descoberta e, em conjunto, criarem memórias felizes.



Mais de Elisabete Costa

Elisabete Costa - 19 Mai 2022

Ouço muitas vezes pais e mães dizerem “oh tempo vai mais devagar, o meu filho está a crescer muito depressa”. A verdade é que o tempo passa e os pais, no corre-corre do dia-a-dia, acabam por nem sempre darem a devida atenção ao crescimento dos filhos. Quando a criança é ainda dependente, a tendência é […]

Elisabete Costa - 15 Abr 2022

Neste mês de abril importa salientar a importância de estarmos atentos e tentarmos prevenir, todas as formas de mau trato exercido sobre as crianças e os jovens. Hoje, irei falar-vos sobre os maus-tratos físicos. Entende-se por mau-trato físico, todas as agressões físicas aplicadas à criança ou jovem, pelos pais ou cuidadores. Estas agressões podem ocorrer […]

Elisabete Costa - 24 Mar 2022

De forma intuitiva, os pais dizem que Brincar faz bem às crianças, mas será que sabem o porquê de lhes fazer bem? Se pensarmos, podemos dizer que lhes faz bem porque as estimula, porque as diverte, porque é usual as crianças brincarem. Mas então, porque é tão importante deixar as crianças brincar? Brincar é aprender, […]


Scroll Up