Fotografia: Avelino Lima

Abertura das Festas de São João de Braga marcada por chuva, música, cor e dança

Bandas filarmónicas, grupos folclóricos e bombos animaram o início das festividades

Francisco de Assis
23 Jun 2022

A chuva obrigou a que a Abertura Oficial das Festas de São João de Braga 2022 decorresse no Altice Forum Braga. Uma alternativa que acabou por não estragar a alegria do momento, marcado por muita música, dança, folclore e as cores vivas do Minho e de Portugal, proporcionados por 30 grupos, entre eles sete bandas filarmónicas do Minho e não só.

 

Aliás, um dos momentos altos da abertura oficial das festas foi quando as sete bandas filarmónicas e o grupo Orfeão de Braga, cerca de 200 músicos, cantaram, harmoniosamente os hinos de Braga e do São João, sob orientação do maestro da Banda Musical de Cabreiros, como anfitriã das festas. Para além dos músicos, também o público presente, incluindo as autoridades camarárias, presidentes de Junta, presidentes de empresas municipais e de outras instituições.
De facto, adaptando-se às circunstâncias, os grupos desfilaram-se na grande nave do Altice Fórum Braga, merecendo os aplausos das entidades oficiais e público presente.
Tanto Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga; como Firmino Marques, presidente da Associação de Festas, reconheceram que a situação não é a ideal, mas a possível. Ainda assim, elogiaram a capacidade de adaptação e de reação, para realizar a abertura das festas, que «é um tributo aos grupos e à Associação de Festas», como explicou o autarca de Braga.

 


Como manda a tradição, o presidente da Câmara de Braga colocou fitas nos estandartes dos grupos, como lembrança das festas de S. João de Braga 2022, também ele jeito de agradecimento.
Firmino Marques acredita e espera que, à semelhança do que tem acontecido, as atividades vão-se realizar. «Temos de ter fé. A verdade é que as coisas vão acontecendo. O desfile de gigantes e cabeçudos, o cortejo etnográfico foi fantástico, para alegria dos participantes e sobretudo dos bracarenses. Por isso, vamos acreditar que o São Pedro vai continuar a dar um jeito», disse em tom de brincadeira.

 

A expetativa é que os grupos e bandas filarmónicas continuem a animar os bracarenses e turistas durante o dia de hoje e amanhã, para que as festas sãojoaninas sejam do agrado de todos e levem alegria às ruas de Braga.





Notícias relacionadas


Scroll Up