Monkeypox. Casos confirmados em Portugal sobem para os 317
Até esta quarta-feira, foram reportados 2 746 casos de infeção pelo Monkeypox em 29 países da região europeia.
Portugal registou mais 13 casos de infeção pelo vírus Monkeypox. No total, foram confirmadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge até esta quarta-feira 317 pessoas infetadas, que se encontram clinicamente estáveis, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, e foram notificadas, na sua maioria, em Lisboa e Vale do Tejo, havendo também registo de casos nas regiões Norte e Algarve. A DGS assegura que está a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias.
De acordo com as autoridades de saúde, a manifestação clínica da Monkeypox é geralmente ligeira, com a maioria das pessoas infetadas a recuperar da doença em poucas semanas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos linfáticos inchados, calafrios e exaustão, evoluindo para erupção cutânea. O período de incubação é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar aos 21 e, quando a crosta das erupções cutâneas cai, a pessoa deixa de ser infecciosa.
Até esta quarta-feira, foram reportados, a nível europeu, segundo dados do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) , 2 746 casos de infeção pelo Monkeypox, em 29 países.