Fotografia: DR

Guimarães comemora 24 de Junho com a presença do ministro da Administração Interna

José Luís Carneiro preside à cerimónia evocativa da Batalha de S. Mamede.

Redação
20 Jun 2022

O ministro da Administração Interna vai presidir à cerimónia evocativa da Batalha de S. Mamede, no 24 de Junho, em Guimarães. 

José Luís Carneiro estará em Guimarães na próxima sexta-feira, associando-se ao programa do Dia Um de Portugal, alusivo às comemorações da Batalha de S. Mamede de 1128. 

O Município de Guimarães vai assinalar esta efeméride com um programa que se estende entre os dias 23 e 26 de junho, onde constam a atribuição de medalhas honoríficas da Cidade, a realização das Jornadas Históricas, o regresso da Feira Afonsina, entre outros eventos.

A sessão solene das Comemorações do 24 de Junho, ferido municipal em Guimarães,  está agendada para as 18h30 do dia 24 no Campo de S. Mamede. Nesta sessão, aberta ao público, serão atribuídas quatro Medalhas de Mérito Municipal, nomeadamente a Teresa Gama Brandão (Mérito Social), Jorge Nascimento (Mérito Cultural), Ernesto Soares (Mérito Humanitário) e Vasco Silva de Faria (Mérito Artístico).

A proposta de atribuição destas medalhas de mérito municipal, no âmbito das comemorações do 24 de Junho – Dia Um de Portugal, foi aprovada na reunião de ontem do executivo municipal vimaranense.

Em comunicado, a autarquia, sustenta que a proposta, apresentada pelo presidente, Domingos Bragança, atende «aos relevantes contributos para Guimarães das personalidades em apreço, por verificar os pressupostos de excecionalidade previstos no Regulamento de Atribuição de Medalhas Honoríficas Municipais, ou seja, o reconhecimento de relevantes serviços prestados à comunidade vimaranense, ao país ou à humanidade cujos méritos sejam considerados extraordinários».

A Medalha de Mérito Municipal compreende o grau ouro e destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se distingam pelo seu significativo contributo em áreas específicas de atividade – social, humanitária, empresarial, cultural, científica, cívica, desportiva, política ou outras – de que advenham assinaláveis benefícios para o prestígio e notoriedade do Município, para a melhoria das condições de vida dos seus munícipes, para a honra da sua história ou para o seu desenvolvimento futuro.

A sessão solene evocativa do 24 de Julho de  1128 é antecedida da abertura, às 18h00, de um módulo 3D da Batalha de São Mamede – Filme imersivo a 360º, no Campo de S. Mamede, e da deposição de coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques, às 17h45.

O programa neste dia começa às 9h30 com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao que se segue, às 10h00, a celebração da Missa Solene, na Igreja da Oliveira.

[Notícia na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up