Fotografia: DR

Nova viatura de combate a incêndios urbanos dos Sapadores de Braga custou 300 mil euros

A nova viatura dos Bombeiros Sapadores contempla todas as valências e necessidades para fazer face a incêndios urbanos e industriais. 

Redação
18 Jun 2022

Foi, hoje, inaugurada a nova viatura de combate a incêndios urbanos e industriais dos Bombeiros Sapadores de Braga. O veículo (VUCI) representa um investimento municipal na ordem dos 300 mil euros e vem modernizar a resposta da corporação bracarense, que recentemente comemorou o seu 223.º aniversário. 

Na apresentação deste VUCI, na manhã de hoje, junto à Praça – Mercado Municipal, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salientou que esta viatura representa uma mais-valia para a corporação. 

«Nos últimos dois anos, já investimos perto de um milhão de euros em equipamentos. Só esta nova viatura representa cerca de 300 mil euros. São investimentos vão responder aos desafios da corporação durante mais de uma década», referiu Ricardo Rio. 

O autarca considera que Braga está, atualmente, mais preparada para responder aos desafios da Proteção Civil, lembrando a grande aposta que também tem sido feito em meios humanos e que permitiu a renovação da corporação.

«Foram vários os ingressos que se verificaram nos últimos anos, com a particularidade de juntar a este ingresso a igualdade de géneros, com as primeiras bombeiras ao serviço da Companhia», referiu Ricardo Rio, frisando ainda a «dignificação do exercício da função e a criação do enquadramento profissional, valorização e organização do serviço». 

Segundo o Município  de Braga a nova viatura dos Bombeiros Sapadores contempla todas as valências e necessidades para fazer face a incêndios urbanos e industriais. 

«Temos equipamento para combate, equipamentos de busca de última geração, câmaras térmicas, máscaras, um sistema de estabelecimento de linhas de mangueira, uma bomba de grande capacidade, ventiladores, ou seja, era o veículo que faltava à corporação», explicou Nuno Osório, comandante dos Bombeiros Sapadores. 

O responsável frisou ainda que a nova viatura tem as características ideais para que os operacionais possam fazer um trabalho de excelência a nível urbano.





Notícias relacionadas


Scroll Up