Vídeo: Miguel Viegas

Concelho tem rede de 200 quilómetros de trilhos.

Luísa Teresa Ribeiro
17 Junho 2022

Uma rede de percursos pedestres com mais de 200 quilómetros convida a descobrir passo a passo o concelho de Alijó. Vinte pequenas rotas levam o caminhante a deslumbrar-se com atrações como o Alto Douro Vinhateiro, o Planalto de Favaios, as paisagens do vale do Tua ou o património arqueológico. A gastronomia e os vinhos ajudam a retemperar as forças para voltar a pôr os pés ao caminho. Este fim de semana, realiza-se a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, com mais de 50 expositores.

Em cada um dos 20 percursos pedestres de pequena rota que cobrem o concelho de Alijó é possível «extasiar a visão com uma belíssima tela natural, afinar a audição com o assobio de um pássaro, experimentar o paladar de um fruto silvestre ou de uma erva aromática, limpar o olfato com o cheiro da terra ou de flores campestres e sentir nas mãos a rugosidade da casca de uma árvore ou toque macio do musgo que cobre a nudez de uma pedra».

Esta descrição é feita pelo presidente da Câmara Municipal, José Paredes, e traduz a diversidade e os motivos de interesse que podem ser encontrados ao longo de mais de 200 quilómetros de trilhos homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

O concelho apresentou 17 novos trilhos, no I Festival dos Percursos Pedestres, que decorreu no passado mês de março. Os traçados foram definidos no âmbito do projeto “Alijó a Caminhar”, promovido pela autarquia e implementado pela empresa Portugal NTN, representando um investimento de mais de 200 mil euros. «Este produto turístico de natureza associa a vertente da caminhada com a vertente do treino dos cinco sentidos», resume o edil.

O autarca explica a aposta no turismo de natureza como um motor de desenvolvimento económico sustentável, de forma a tirar proveito das caraterísticas naturais e culturais de um concelho que se assume como “Território de Origem Demarcada”.

Os trilhos estão interligados, o que significa que quem quiser pode conjugar vários traçados, aumentando a extensão da caminhada. A rede passa por todas as freguesias do município.

Alijó integra a Região Demarcada do Douro, cuja paisagem está classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, e o Parque Natural Regional do Vale do Tua.

O Planalto de Favaios, conhecido pela produção do famoso vinho generoso Moscatel de Favaios, é outro dos atrativos do concelho.

Na zona Norte, mais agreste, com a natureza em estado puro, destaca-se o património arqueológico, podendo ser encontrados vestígios de fortificações defensivas, castros, antas ou lagares escavados na rocha.

 

Aplicação “Feel Alijó” põe a informação na palma da mão

A aplicação móvel “Feel Alijó” permite transportar toda a informação sobre o concelho na palma da mão, para que o visitante possa sentir o território na sua plenitude.

Desenvolvida pela empresa Portugal NTN, no âmbito do projeto “Alijó a Caminhar”, a aplicação apresenta informação sobre cada uma das 20 pequenas rotas, designadamente as suas caraterísticas, mapa, coordenadas geográficas e pontos de interesse.

Para cada trilho é disponibilizada informação meteorológica e sobre o risco de incêndio. A APP permite ao pedestrianista comunicar as ocorrências que encontrar durante a caminhada, para que possam ser resolvidas.

A aplicação pode ser descarregada gratuitamente, servindo de auxiliar para quem está a planear uma visita ao concelho, uma vez que também tem dados sobre o município, o que visitar (miradouros, museus e monumentos, património arqueológico e arquitetónico), onde comer e onde dormir.

 

Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos com mais de 50 expositores

Alijó promove, entre esta sexta-feira e domingo, a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, que reúne no Parque da Vila mais de 50 expositores de vinhos, azeites e produtos agroalimentares locais, tais como pão, fumeiro, queijos ou amêndoa.

O certame associa a promoção dos vinhos à gastronomia, harmonizando provas de vinho comentadas por especialistas com demonstrações gastronómicas promovidas por reconhecidos “chefs” de cozinha. O evento possui uma zona de restauração típica, sendo que o Concello de Carballiño, localidade galega geminada com Alijó, apresenta o seu típico polvo.

A animação noturna fica a cargo da banda Os Quatro e Meia e DJ Pantaleão, na sexta-feira, dia 17, de Carolina Deslandes e DJ Rita Mendes, no sábado, no dia 18, e de FF com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, num espetáculo que acaba com um arraial com fogo de artifício, no domingo, dia 19. Em paralelo, vai haver animação de rua durante todo o evento.

A vereadora do Turismo e Valorização Territorial, Sónia Pires, explica que este certame se insere na aposta no enoturismo que o município está a fazer, uma vez que «o setor dos vinhos é outro grande motor de desenvolvimento do concelho».

Acompanhada pelos vinhos, a gastronomia é um dos atrativos do concelho, conciliando a preservação das tradições com as novas tendências.

Neste âmbito, o município vai ter o seu Fim de Semana Gastronómico no segundo fim de semana de setembro, com os restaurantes do concelho a servirem massa à lavrador, um prato típico das vindimas. «As vindimas são uma experiência maravilhosa, da qual todos devem usufruir no nosso concelho», afirma.

 

Certificação da estação náutica vai potenciar o turismo

Alijó obteve a certificação da primeira estação náutica da região do Douro, o que «abre uma janela de oportunidade ligada ao turismo náutico, enquanto produto diferenciador e estratégico para o Município».

A vereadora do Turismo e Valorização Territorial de Alijó destaca que a estação náutica vai permitir «confirmar o potencial único do concelho ao nível dos seus recursos fluviais», na medida em que promove a articulação entre os diversos agentes para a valorização integrada dos meios existentes no território. O município de Alijó é atravessado por quatro rios: o Douro, o Tua, o Tinhela e o Pinhão.

O concelho de Alijó tem uma oferta turística muito diversificada, proporcionando inúmeras experiências em todo o território, para que os visitantes voltem e passem a palavra. Sónia Pires, vereadora do Turismo.


Outros Vídeos

Scroll Up