Fotografia: CM Caminha

Tapetes de flores do Corpo de Deus estão de volta a Caminha

Convidada pelo município, a comunidade ucraniana junta-se também à tradição este ano.

Redação/Lusa
14 Jun 2022

As comissões das várias ruas das freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho iniciam esta terça-feira a confeção dos tapetes de flores para a solenidade do Corpo de Deus, que se assinala na quinta-feira. Este ano, a comunidade ucraniana junta-se ao moradores para o tapete que vai ficar em frente aos Paços do Concelho.

Depois da interrupção ditada pela pandemia de Covid-19, a tradição da confecção dos tapetes de flores é retomada este ano para celebrar o Corpo de Deus. Há já vários dias, os moradores, que são os responsáveis por esta iniciativa, têm vindo a tingir materiais, cortar os verdes, desfolhar as flores e produzir os desenhos e moldes que vão servir de base aos tapetes.

Convidada pelo município, a comunidade ucraniana se encontra no concelho como refugiada da guerra junta-se também à tradição. O molde que, até ao final da tarde de amanhã, vai ser preenchido com flores e outros materiais por dezenas de pessoas em frente aos Paços do Concelho é da autoria de Oksana Ivanchenko, ilustradora e designer ucraniana.

Este “hábito tão acarinhado por população e visitantes”, segundo a autarquia, regressa então após uma interrupção devido à pandemia. “Além da religiosidade que lhe é inerente, a Festa do Corpo de Deus é um autêntico cartão de visita do concelho de Caminha. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha para admirarem as verdadeiras obras de arte que enfeitam as ruas”, lê-se ainda no comunicado.

O programa da Solenidade do Corpo de Deus na cidade é também marcado pelo Ofício Solene de Vésperas na Igreja Matriz de Caminha e Procissão com a representação de todas as paróquias do Arciprestado, no dia 16, pelas 16h00. A organização da Festa do Corpo de Deus é da responsabilidade do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal e União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.





Notícias relacionadas


Scroll Up