Fotografia: DR

Euro cai para barreira dos 1,04 dólares

Moeda caiu também face ao iene, mas recuperou face à libra.

Redação/Lusa
14 Jun 2022

O euro caiu face ao dólar esta segunda-feira, com uma descida para 1,0438 dólares, segundo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). A organização confirma ainda que o crescimento económico nos países que a integram deverá abrandar nos próximos meses, particularmente na Europa.

O euro desceu para os 1,0438 dólares pelas 18h15. Na sexta-feira passada, negociava a 1,0519 dólares. A moeda caiu também face ao iene, mas recuperou face à libra.

Os Indicadores Compósitos Avançados (CLiIs na sigla em inglês) mais recentes foram esta segunda-feira divulgados pela OCDE e apontam para um abrandamento do crescimento económico nos países que a integram, particularmente na Europa. O crescimento é especialmente penalizado pelos efeitos da guerra na Ucrânia.

Em maio, o indicador relativo à zona euro caiu pelo nono mês consecutivo, em 18 centésimas de ponto, para 99,67 pontos, ou seja, abaixo do nível 100 que indica a média de longo prazo. Já fora da Europa, o indicador continua a apontar para um crescimento estável nos Estados Unidos, que sofre queda de duas centésimas, para 99,81 pontos, e no Japão, onde teve um aumento de quatro centésimas, para 100,70 pontos.

No caso do Reino Unido, o Office for National Statistics (ONS) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido caiu 0,3% em abril face a março. Trata-se do segundo mês consecutivo de recuo e da maior quebra desde janeiro de 2021.





Notícias relacionadas


Scroll Up