Fotografia: Avelino Lima

Tradições desfilaram esta tarde em Vila Verde

Cortejo da Tradição – Desfile de carros alegóricos mostrou o melhor de cada freguesia, associação, IPSS e coletividade.

Rita Cunha
11 Jun 2022

Perante o olhar de centenas de pessoas e debaixo de um calor tórrido, as tradições de Vila Verde voltaram a desfilar esta tarde no Cortejo da Tradição, é mais um momento que conta com a participação ativa e entusiasmante das freguesias e seus habitantes.

Organizado pelas Juntas de Freguesia e Associações do concelho, este desfile de carros alegóricos deu a conhecer a tradição e o que de mais genuíno tem cada uma das freguesias, associações, Ranchos Folclóricos e Etnográficos, Agrupamentos de Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social e escuteiros, entre outras coletividades.

Orgulhosamente e de forma bastante animada, os participantes, desde crianças a idosos, no cortejo foram recriando momentos e trabalhos agrícolas de outrora. Destaque para as lavradeiras, as cantadeiras, as tecedeiras, as danças ao som de concertinas, castanholas, ferrinhos e tambores, o ciclo de linho. Não faltaram ainda, claro, os cantares populares e os trajes típicos do Baixo Minho, os bordados, as mantas, os lenços às costas, os manjericos, instrumentos de trabalhos antigos como teares e peneiras, os homens a trabalhar o ferro e os gaiteiros.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up