twitter

Responsabilidade Social nas Empresas

O conceito não é novo, mas a sua actualidade, sobretudo num contexto de globalização, continua inquestionável.

Recordo a época - já bem após o explicitar do conceito no Livro Verde da Comissão Europeia (2001) - em que os olhares de desconfiança e até estranheza trespassavam quem, como eu, ousou abordar o tema em contexto empresarial.

Afinal, que ideia era essa de as empresas “integrarem voluntariamente preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interacção com outras partes interessadas”?

Os índices de familiarização com o tema, quer junto da comunicação social, quer junto dos consumidores ou entidades governamentais, foram paulatinamente aumentando, tendo-se sedimentado a noção de que as empresas podem (e devem) assumir, na sociedade onde exercem a sua actividade, um papel social, ambiental e laboral cada vez mais relevante, mais acutilante e amplo, extravasando os princípios básicos subjacentes à sua actividade primordial.

Trata-se de um modo de contribuir positivamente para a sociedade e de gerir os impactos da atividade das empresas no meio em que estão inseridas.

As empresas do sector da Saúde não fogem à regra.

Na prática, o esforço e a atitude das empresas na implementação de políticas de política de responsabilidade social deve estar presente nas opções de gestão e no relacionamento com os seus diferentes públicos, podendo englobar diversas áreas tais como: gestão de recursos humanos, políticas de qualidade e de protecção ambiental, associação a causas humanitárias e a entidades sociais, beneficiando toda a comunidade e, como parece evidente, serem por tal valorizadas.

Esta noção exorta necessariamente a uma nova e mais ampla visão sobre a empresa e o seu modus operandis, com uma presença mais efectiva sobre a envolvente externa e, ainda, sobre os limites de acção da mesma. Por outro lado, associa uma dimensão social e ética às componentes de lucro e rentabilidade da empresa.

Pese embora não exista legislação adaptada a esta área, a responsabilidade social empresarial, ou corporativa, afigura-se claramente como um importante mecanismo na garantia da criação de valor para toda a cadeia. No entanto, para que tal aconteça, é necessário que a sua implantação seja acompanhada de uma mudança profunda e real de cultura e comportamento empresarial.

Este raciocínio aplica-se obviamente às empresas do sector da Saúde que, cada vez mais empresarializado, vê crescer a atenção sobre este tema, percepcionando a importância desta relação win-win como forma de satisfazer os utentes e os próprios investidores, cada vez mais atentos às questões sociais e ambientais.

A indiferença, também nesta matéria, já não é aceitável!

Mário Peixoto

PS: O autor opta por escrever segundo o acordo ortográfico precedente.


Autor: Mário Peixoto
DM

DM

11 junho 2022