Fotografia: CM Valença

Câmara de Valença cria projeto para fomentar empreendedorismo na infância

O objetivo da autarquia é desenvolver a criatividade, a autonomia e fazer com que as crianças acreditem nas suas ideias.

Redação/Lusa
9 Jun 2022

A Câmara de Valença está a implementar um projeto de empreendedorismo na infância, junto dos 227 alunos do 3.º e 4.º anos das escolas básicas do concelho. A informação foi divulgada pela autarquia esta quinta-feira, dia 9 de junho.

Em comunicado enviado às redações, a Câmara do concelho pertencente ao distrito de Viana do Castelo adiantou que as sessões decorrem em sala de aula e são orientadas por uma técnica de empreendedorismo do município e uma psicóloga do Contrato Local de Desenvolvimento Social–4G (CLDS–4G). O objetivo é abrir os primeiros horizontes para os conceitos e exemplos de empreendedorismo junto destas crianças. No final de cada sessão, os alunos desenvolvem e apresentam, em grupo, os próprios projetos e ideias inovadoras e empreendedoras.

“Começar, desde pequenos, a conhecer os princípios do empreendedorismo é uma mais valia fantástica para estas crianças e para a atitude que vão adotar na sala de aulas e no contexto familiar e social”, acredita o vereador da Educação, Arlindo Sousa. O município revela ainda que pretende aprofundar e alargar estas sessões a outros níveis de ensino e garantir que as crianças desenvolvam e melhorem competências, capacidades e espírito empreendedor desde a infância. O grande objetivo é, revela a autarquia, “desenvolver a criatividade, a autonomia, fazer com que acreditem nas suas ideias, dotando as crianças de ferramentas que as ajudem a tornar-se conscientes, ativos, participativos, mais críticos e reflexivos e contribuir para uma sociedade de consumo mais informada e mais justa”.





Notícias relacionadas


Scroll Up