twitter

Feira Afonsina está de regresso a Guimarães após dois anos de paragem

Feira Afonsina está de regresso a Guimarães após dois anos de paragem
Fotografia

Publicado em 08 de junho de 2022, às 14:28

A feira é um dos três eventos programados para a celebração do feriado municipal.

A Feira Afonsina vai regressar a Guimarães entre os dias 23 e 26 de junho, após uma paragem de dois anos, devido à pandemia de Covid-19. O evento insere-se naprogramação das comemorações do “Dia um de Portugal”, que foi apresentada esta quarta-feira. O programado “Dia um de Portugal” deste ano vai contar com três eventos, sendo um deles o regresso da Feira Afonsina, de 23 a 26 de junho, que vai retratar o período “Do Condado ao Reino”. Os restantes momentos são as comemorações do 24 de junho e da Batalha de São Mamede de 1128 e as III Jornadas Históricas, que se realizam a 25 de junho.

A Afonsina2022, que este ano privilegia o papel do clero, abre no dia 23 de junho, pelas 18h00 e até à 01h00 e prossegue na sexta-feira e no sábado, entre as 11h30 e a 01h00. No domingo, a feira reabre às 11h30 e encerra pelas 22h00. Durante estes dias, vão decorrermomentos de recriação histórica e outras atividades para o público e vão ainda haver patentes áreas temáticas, uma zona de mercado e uma zona de restauração.

Já a terceira edição das Jornadas Históricas vai incidir sobre os mesteres medievais. Segundo a organização, este é“um evento científico que tem como objetivo dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval e moderna, facultando também aos jovens investigadores a oportunidade de apresentarem e publicarem os seus trabalhos”.

O vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, revela que são esperados “milhares” de visitantes no regresso destas iniciativas marcadas para o feriado municipal de 24 de junho. Segundo o vereador, o grande objetivo desta edição é “intensificar o trabalho”, com vista a que o 24 de junho, “data fundadora” da identidade portuguesa, seja “sentido” e celebrado em todo o país.
Autor: Redação/Lusa