Fotografia:

Observatório Astronómico de Gualtar instalou sistema de deteção de meteoros

Centro Ciência Viva aderiu à Rede Europeia da Deteção de Meteoros

4 Jun 2022

O Centro Ciência Viva de Braga aderiu à rede europeia de detecção de meteoros tendo instalado esta semana o sistema “AllSky7” no Observatório Astronómico de Gualtar, que ficará operacional em breve.

A rede AllSky7 foi iniciada em 2018 na Alemanha e contém, actualmente, estações em vários países: Áustria, Bélgica, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Holanda, Noruega, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Reino Unido e Estados Unidos / Iowa.

O sistema, composto por oito câmaras de grande sensibilidade e de grande campo, recolhe dados em contínuo de todo o céu e regista em tempo real, a entrada de meteoros na atmosfera terrestre.

A rede permite depois triangular os dados de várias estações e de seguida calcular um enorme conjunto de parâmetros sobre os eventos registados.

Para João Vieira, director do Centro Ciência Viva e responsável pelo Observatório Astronómico Bracarense «este sistema é o único no norte do nosso país. É mais uma área de trabalho no nosso observatório e mais um contributo que estamos a dar à ciência».

«Para além do importante contributo científico, desta nova valência, queremos potenciar a componente pedagógica, nesta área do saber, desenvolvendo actividades com os nossos visitantes nesta área fascinante da astronomia», referiu João Vieira.





Notícias relacionadas


Scroll Up