twitter

Observatório Astronómico de Gualtar instalou sistema de deteção de meteoros

Observatório Astronómico de Gualtar instalou sistema de deteção de meteoros
Fotografia

Publicado em 04 de junho de 2022, às 15:53

Centro Ciência Viva aderiu à Rede Europeia da Deteção de Meteoros

O Centro Ciência Viva de Braga aderiu à rede europeia de detecção de meteoros tendo instalado esta semana o sistema “AllSky7” no Observatório Astronómico de Gualtar, que ficará operacional em breve.

A rede AllSky7 foi iniciada em 2018 na Alemanha e contém, actualmente, estações em vários países: Áustria, Bélgica, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Holanda, Noruega, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Reino Unido e Estados Unidos / Iowa.

O sistema, composto por oito câmaras de grande sensibilidade e de grande campo, recolhe dados em contínuo de todo o céu e regista em tempo real, a entrada de meteoros na atmosfera terrestre.

A rede permite depois triangular os dados de várias estações e de seguida calcular um enorme conjunto de parâmetros sobre os eventos registados.

Para João Vieira, director do Centro Ciência Viva e responsável pelo Observatório Astronómico Bracarense «este sistema é o único no norte do nosso país. É mais uma área de trabalho no nosso observatório e mais um contributo que estamos a dar à ciência».

«Para além do importante contributo científico, desta nova valência, queremos potenciar a componente pedagógica, nesta área do saber, desenvolvendo actividades com os nossos visitantes nesta área fascinante da astronomia», referiu João Vieira.


Autor: