Fotografia: Avelino Lima

São João de Braga regressa às ruas inspirado na genuína tradição do Carro dos Pastores

As festividades deste ano ficarão também marcadas precisamente por um novo Carro dos Pastores, que substituirá o antigo com mais de 60 anos…

Carla Esteves
3 Jun 2022

De 15 a 24 de junho Braga celebra o regresso às ruas da festa popular mais antiga, inclusiva e participada de Portugal. Após dois anos de paragem obrigatória e história na tradição dos bracarenses, o São João de Braga volta às ruas com verdadeiro «espírito de renovação», e  centrado na histórica tradição do Carro dos Pastores, temática belíssima e intrinsecamente às origens das mais antigas festividades sanjoaninas de Portugal.

Hoje à tarde, durante a conferência de apresentação  do S. João 2022, o presidente da Associação de Festas de São João, Firmino Marques, saudou, ontem, com efusivo entusiasmo, o regresso da festa Maior da cidade, depois de dois anos em que a mensagem passou de forma diferenciada, permitindo experiências novas que não deixarão de se replicar este ano, designadamente a possibilidade de levar, de forma digital, o São João de Braga a todos os cantos do mundo.

Firmino Marques aproveitou a ocasião para divulgar mais uma grande surpresa decorrente do tema deste ano.

«Vamos ter um novo Carro dos Pastores, que substituirá um carro com mais de 60 anos», anunciou o presidente da Associação de Festas, vincando que o século XXI é uma boa altura para conferir ainda maior dignidade a uma das mais aguardadas representações do Belíssimo Cortejo Sanjoanino, protagonizada por um grupo de meninas e meninos, que partilharam o palco com quatro anjos, e com as personagens bíblicas Isabel, Zacarias e o doce São Joãozinho.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up