twitter

IPCA cria jogo digital para ajudar crianças e jovens disléxicos

IPCA cria jogo digital para ajudar crianças e jovens disléxicos
Fotografia

Publicado em 02 de junho de 2022, às 10:47

"As Aventuras de Lexi", um jogo desenvolvido no âmbito do projeto Demola, visa ajudar crianças disléxicas a melhorar as suas aptidões de aprendizagem.

Uma equipa multidisciplinar de estudantes do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave) criou um jogo digital para ajudar crianças e jovens disléxicos e com perturbações de aprendizagem específicas. Anova ferramenta gamificada é pioneira no paíse foi, ontem, apresentada num seminário sobre empreendedorismo no âmbito da dislexia, que assinalou também o Dia Mundial da Criança.
Um grupo de estudantes do IPCA juntou-se para desenvolver uma ferramenta gamificada de apoio às crianças com perturbações de aprendizagem específicas, défice na leitura (dislexia), na escrita (disortografia/disgrafia) e/ou na matemática (discalculia). E assim nasceram "As Aventuras de Lexi", um jogo desenvolvido no âmbito do projeto Demola que visa ajudar crianças disléxicas a melhorar as suas aptidões de aprendizagem.
«Esta solução empreendedora foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar de estudantes. É um jogo digital ou uma ferramenta gamificada para acompanhamento e apoio a crianças e jovens com dislexia», resumiu João Borges, docente e diretor do Departamento de Inovação Tecnológica da Escola Técnica Superior Profissional do IPCA. O jogo ajuda crianças e jovens a treinar a leitura e matemática de forma divertida e lúdica. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]

Autor: Rui de Lemos