“Quando os filhos ganham asas…”
A saída dos filhos de casa dos pais dá origem a uma mudança nas rotinas e na organização do dia-a-dia da família. A casa fica mais vazia, mais silenciosa, há uma sensação de vazio e um pensamento muito focado na ausência dos filhos. Estes sentimentos tendem a desparecer à medida que o tempo vai passando, e as relações com os filhos adultos começam a ser marcadas por uma reaproximação e uma ligação mais forte. Os pais devem procurar aceitar que a saída dos filhos de casa é normal e faz parte do ciclo vital da família.
Na adaptação a esta nova realidade o casal volta-se novamente para si e tem a oportunidade de concretizar alguns dos seus sonhos, como fazer uma viagem, dedicar-se a uma atividade que ficou adiada ou outros interesses que podem agora ser realizados.
Para que a adaptação a esta nova fase possa ser vivida com tranquilidade pelos pais, deixo-lhe algumas sugestões:
– Prepare a saída dos filhos de casa, em conjunto, para que este processo aconteça de forma gradual;
– Podem ir alterando, antecipadamente, algumas rotinas, até ao dia da mudança;
– Ponha em prática novas atividades e novos hábitos, tais como voluntariado, aulas de ginástica, dança, ou mesmo voltar a estudar, de forma a conseguir ocupar o seu dia, e lidar com a saída dos seus filhos de casa;
– Delegar algumas tarefas será, também, uma forma de todos se irem adaptando à situação futura e de promover a autonomia nos seus filhos.
Por último, não confunda Amor com apego! Esta é uma etapa comum em todas as gerações e faz parte do ciclo natural da vida.