twitter

Idoso da Póvoa de Lanhoso condenado por perseguir mulheres com cartas

Idoso da Póvoa de Lanhoso condenado por perseguir mulheres com cartas
Fotografia

Publicado em 26 de maio de 2022, às 16:42

O alfaiate reformado, com 72 anos, foi condenado por dois crimes de perseguição e dois crimes de importunação sexual.

O Tribunal de Braga condenou hoje a um ano e cinco meses de prisão, com pena suspensa, um septuagenário da Póvoa de Lanhoso que perseguia e importunava mulheres, dirigindo-lhes cartas de amor alternadas com outras de cariz sexual.

O arguido, um alfaiate reformado com 72 anos, foi condenado por dois crimes de perseguição e dois crimes de importunação sexual.

No julgamento, justificou o envio das cartas com o alegado sentimento de solidão que o assolou a partir do momento em que se aposentou, em 2016.

Disse ainda que pretendia “obter alguma correspondência” por parte das destinatárias, acrescentando que se limitou a manifestar “um sentimento platónico”, pois, à data, já tinha 70 anos e jamais tencionou terminar a sua relação conjugal, que já dura há 43 anos.

Entre as destinatárias, contam-se quatro jornalistas da RTP, tendo o arguido alegado que lhes escreveu para “testar” a sua “capacidade de sedução”.

Após uma primeira carta em que manifestava o seu amor pelas destinatárias, o arguido, como não obtinha resposta, voltava à carga, enviando novas missivas num tom menos respeitador, algumas vezes injurioso e com referências de cariz sexual.

Acabou por ser condenado pelas cartas que enviou a uma jornalista da RTP e a uma dirigente de uma associação da Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga.

Neste último caso, o arguido colocar-se-ia com frequência à porta da associação, tendo chegado a injuriar a dirigente.

Na década de 70, o arguido cumpriu serviço militar na guerra em Angola, tendo, nessa sequência, desenvolvido perturbação de stress pós-traumático e passado a tomar medicação ansiolítica, com prescrição médica.

Em tribunal, disse que, quando escrevia as cartas, se inspirava num livro que já tinha lido nesse período da guerra do Ultramar.

Manifestou arrependimento e pediu desculpa às vítimas.

Vai ter de pagar 500 euros a cada uma e de frequentar um programa específico de prevenção de condutas típicas da perseguição.

O arguido terá dirigido cartas a oito mulheres, mas algumas desistiram da queixa e noutros casos o teor dos escritos não foi considerado ofensivo.


Autor: Redação/Lusa