twitter

Feira do Livro de Madrid vai contar com presença de sete autores portugueses

Feira do Livro de Madrid vai contar com presença de sete autores portugueses
Fotografia

Publicado em 23 de maio de 2022, às 15:29

A feira realiza-se de 27 de maio a 12 de junho, vai ter a presença de sete autores portugueses em 18 sessões de debate centradas no escritor José Saramago.

O Parque do Retiro, no centro de Madrid, volta a ser, segundo a organização, a maior livraria ao ar livre do mundo com a 81.ª edição da Feira do Livro a ser inaugurada na sexta-feira pela Rainha Letizia e a regressar em pleno após dois anos de pandemia.

De acordo com a embaixada de Portugal na capital espanhola, foram organizadas 18 sessões de diálogo entre escritores e jornalistas ibero-americanos e sete autores portugueses: Afonso Reis Cabral, Anabela Mota Ribeiro, Bernardo Carvalho, Joana Bértholo, Joana Estrela, José Luís Peixoto e José Riço Direitinho.

A programação terá como “foco” o escritor José Saramago e vai ser discutida a importância da América Latina na obra do autor, com o escritor nicaraguense, Prémio Cervantes, Sergio Ramírez, a escritora colombiana Laura Restrepo e o Prémio Saramago 2019, Afonso Reis Cabral, numa sessão moderada pela presidente da Fundação Saramago, Pilar del Rio.

Na sessão “Por Saramago: El pájaro que pía posado en el rinoceronte”, Anabela Mota Ribeiro e Fernando Gómez Aguilera dão ao público “um olhar sobre o ser humano que sustém o autor”, através de temas fundamentais que permitem percorrer o seu legado.

José Luís Peixoto, Prémio Saramago 2001, vai trazer a Madrid o projeto “Viagem a Portugal Revisited”, do Turismo de Portugal e da Fundação José Saramago.

Por outro lado, a reconstrução dos roteiros percorridos por Saramago, e descritos na obra homónima, é feita por autores contemporâneos nacionais e internacionais, entre os quais Manuel Rivas que se apresenta em diálogo com José Luís Peixoto.

Este ano, a feira não terá uma lotação limitada e vai recuperar os seus habituais 1,3 quilómetros de comprimento, tornando-a na maior do século XXI, segundo a sua diretora, Eva Orúe, que adiantou na semana passada que o evento terá 378 ‘stands’, 400 expositores e um orçamento de 1,381 milhões de euros.

Além disso, este ano, em que não há um país convidado, a feira terá pela primeira vez um stand da União Europeia e abre "as suas portas" a outras indústrias culturais, como os museus e o cinema, a fim de chegar a um público mais vasto.


Autor: Redação/LUSA