Fotografia: Jorge Oliveira

Arquidiocese de Braga convida famílias para encontro no Sameiro

Iniciativa decorre no dia 26 de junho, em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma.

Redação
18 Mai 2022

 Arquidiocese de Braga vai associar-se ao X Encontro Mundial das Famílias que irá decorrer em Roma, de 22 a 26 de junho, a encerrar o Ano Família Amoris Laetitia, com um encontro no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar (DAPF) adianta que escolheu o dia 26 de junho, domingo, para as famílias viverem em conjunto este «acontecimento tão importante» convocado pelo Papa Francisco que não quer que o Encontro se limite a Roma, incentivando a celebrá-lo em todas as Dioceses.

O X Encontro Mundial das Famílias tem como tema “Amor em família: vocação e caminho de Santidade”.

Segundo o DAPF, o encontro das famílias no Sameiro decorrerá no domingo de manhã, ficando a tarde livre para um almoço piquenique e convívio em família.

A concentração das famílias está marcada para as 10h00, junto à estátua de São João Paulo II, seguindo depois em peregrinação até ao Santuário.

«Este gesto inicial está carregado de simbolismo, pois o Santo Papa muito incentivou as autênticas famílias cristãs, que procuram viver a santidade da vida diária como realização da sua vocação ao matrimónio e família Além disso, este ano celebram-se os 40 anos da visita de S. João Paulo II ao Sameiro», refere o Departamento Arquidiocesano.  

Na Cripta do Sameiro, pelas 11h00, haverá uma ligação a Roma para a transmissão da oração do Angelus, presidida pelo Papa Francisco.

O encontro termina com a Eucaristia, às 11h30, presidida pelo Bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida.

Nesta ocasião especial, haverá a celebração das Bodas Matrimoniais dos casais da Diocese que celebrem, este ano, 10, 25, 40, 50 ou mais de 50 anos de matrimónio. 

O DAPF convida todas as famílias da Arquidiocese a irem ao Santuário do Sameiro neste último domingo de junho, para «viver este Encontro em comunhão com muitas outras famílias».

A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro está a celebrar os 40 anos da visita pastoral do Papa João Paulo II ao Santuário com diversas atividades, quer de âmbito religioso, quer cultural. Além das várias exposições alusivas à  presença do Papa no Sameiro, em  15 de maio de 1982, patentes na Cripa e no Posto de Turismo do Sameiro, os peregrinos podem  apreciar a relíquia de São João Paulo II (uma gota de sangue) que está exposta na Basílica.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up