Fotografia: DR

Embaixador da Índia elogia aposta na sustentabilidade em Braga

Manish Chauhan surpreendido pela capacidade da capital minhota preservar o passado e projetar o futuro

Carla Esteves
10 Mai 2022

O embaixador da Índia  em Portugal, Manish Chauhan, teceu, hoje, grandes elogios à cidade de Braga, sobretudo pela coexistência entre o velho e o novo e por ter sabido «preservar o passado e projetar  o futuro», e afirmou que se perspetivam, no futuro, novas  oportunidades de investimento no nosso país e para as empresas portuguesas, incluindo as bracarenses.

Manish Chauhan foi recebido por Ricardo Rio no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga, no âmbito da iniciativa dinamizada pela InvestBraga, tendo por missão promover o contacto do corpo diplomático com a realidade bracarense, enquanto vetor estratégico de promoção da cidade e dos seus ativos.

Salientando que tanto em Braga como na Índia, ambas as culturas são orgulhosas do seu passado e da sua herança, o embaixador da Índia enalteceu também o facto de a capital minhota estar a investir na sustentabilidade e no estilo de vida, eixos muito importantes para o governo indiano.

Considerando Portugal como um membro muito importante da União Europeia, o embaixador da Índia adiantou que está em vias de ser assinado um acordo entre a Índia e a UE, que possibilitará, no futuro, o aumento de  oportunidades de investimento.

Durante a visita, Ricardo Rio afirmou que são inúmeros os benefícios das já mais de 100 visitas dos embaixadores à cidade, benefícios que «existem não só na dimensão económica, mas também nas dimensões social e cultural.

«Se nos cingirmos à componente estritamente económica e à componente educativa e de investigação, como sempre tem acontecido, até em parcerias diretas entre as instituições de Braga e as instituições dos países que nós vamos aqui calcorreando através dos seus representantes», afirmou.

O autarca bracarense salientou, que no que  que diz respeito à questão económica, a visita do embaixador é muito positiva, representando o retomar daquilo que foi interrompido em 2019.

«Nós já tínhamos uma excelente relação com a Embaixada da Índia e recebemos a antecessora do senhor embaixador. Tínhamos projetos em curso que queríamos concretizar, e um movimento de startups indianas na nossa cidade quer propiciar a algumas empresas de Braga oportunidades de desenvolvimento de projetos na Índia, nomeadamente ao nível das infraestruturas», disse Ricardo Rio, recordando que «a Índia é uma das grandes potências mundiais, que está também a concretizar investimentos muito avultados em diversas áreas  e as empresas de Braga teriam também aí um manancial de  oportunidades para poder aproveitar.

Ricardo Rio considerou ainda que as oportunidades para as empresas bracarenses  têm agora mais potencial de crescer porque temos «massa crítica  do ponto de vista da construção sustentável que permite aliar essas necessidade de dotação de infraestruturas com a sustentabilidade, que é uma prioridade para a Índia e para a cidade de Braga, e felizmente as empresas locais estão agora a acompanhar essa tendência»





Notícias relacionadas


Scroll Up