twitter

Mostra de bordados encerrou ciclo cultural dos 40 anos da visita do Papa ao Sameiro

Mostra de bordados encerrou ciclo cultural dos 40 anos da visita do Papa ao Sameiro
Fotografia

Publicado em 08 de maio de 2022, às 19:35

A Mostra "Bordados e Retalhos de Alma" ficará patente durante um mês na Cripta do Sameiro

A Cripta do Sameiro tem, desde hoje, patente a exposição "Bordados e Retalhos de Alma", que congrega um conjunto de lenços bordados e de testemunhos escritos sobre a visita do Papa João Paulo II ao Santuário do Sameiro. Com esta mostra, que ficará patente na Cripta durante um mês, encerra-se assim o ciclo de iniciativas culturais que a Confraria do Sameiro tem levado a cabo, no âmbito da comemoração dos 40 anos da visita do Papa, e perpetua-se a lembrança de uma das mais memoráveis visitas ao belíssimo santuário Mariano.

Perante uma audiência bem preenchida, o presidente da Confraria do Sameiro, cónego José Paulo Abreu, revelou que quando lançou o desafio não acreditava que o sucesso da iniciativa viria a ser tão grande, mas foram bordadas 11 obras primas que ficarão expostas na Cripta juntamente com testemunhos vários, como o do próprio cónego José Paulo Abreu; do reitor do Santuário do sameiro, padre Delfim Faria; de Carlos Aguiar e outros outros nomes ilustres.

Após um mês de exposição, um júri composto por três elementos fará a escolha do lenço mais bonito, que será enviado ao Papa Francisco, com um convite anexado para que venha visitar o Santuário em 2023.

Lembrando a fragilidade da saúde do Papa, o cónego José Paulo Abreu pediu a todos que orassem por Sua Santidade, até porque a dúvida acerca da sua visita está intimamente relacionada com o seu estado de saúde.

«Estes bordados e testemunhos vêm juntar-se ao espólio que o Santuário possui sobre a visita do Papa João Paulo II, dos quais muitos objetos se encontram no Posto de turismo do Sameiro, incluindo o sabonete do Papa João Paulo II.

No próximo dia 15 de maio celebram-se, no Santuário do Sameiro, os 40 anos da vinda do Papa São João Paulo II ao Sameiro, uma data que será assinalada com uma eucaristia, procissão das crianças rumo à Basílica, com passagem diante de Nossa Senhora, onde entregarão um desenho alusivo à família e farão uma prece, seguindo-se a visita à relíquia do Papa.


Autor: Carla Esteves