Fotografia:

Alunos de Braga aprendem a criar hortas urbanas no Programa 5 ao Dia

As crianças ficaram também a saber mais sobre os tipos de plantas hortícolas, aromáticas e flores comestíveis que podem incluir nas suas hortas

8 Mai 2022

O Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 20ª e 21ª sessão, do ano letivo 2021/2022, do Programa 5 ao Dia, na passada quarta e sexta-feira, dia 4 e 6 de maio. Nesta sessão foi possível contar com a participação dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico das escolas EB Este S. Mamede e EB Este S. Pedro, bem como dos alunos da escola EB S. Frutuoso e nesta semana, foi dado particular destaque à atividade “Sementeira de Leguminosas” como ponto de partida para salientar a importância e o impacto das Hortas Urbanas e de Varanda no contexto da racionalização de recursos, na sustentabilidade económica e social das famílias, bem como no contexto da sustentabilidade ambiental.

As crianças foram convidadas, pela técnica agrícola Helena Cardoso da equipa do Programa 5 ao Dia, a levarem para casa as leguminosas que semearam nestas sessões de modo a que, mesmo aquelas crianças que vivem em zonas urbanas, tenham a possibilidade de verificarem o seu desenvolvimento futuro. Para além das características botânicas das culturas, as crianças foram ainda sensibilizadas para a importância da policultura que caracteriza as hortas urbanas e de varanda, cujos produtos agrícolas colhidos contribuem para o complemento do orçamento familiar, quer em termos de receita obtida com a venda, quer em termos de autoconsumo.

Ficaram também a saber mais sobre os tipos de plantas hortícolas, aromáticas e flores comestíveis que podem incluir nas suas hortas, bem como sobre os cuidados a ter em conta caso optem por uma produção biológica. Por fim foram também dados alguns conselhos sobre como manter uma horta produtiva, tais como, utilizar recipientes de dimensões adequadas à planta que se cultiva em função do tamanho das raízes; usar sempre recipientes com furos na base para escoamento da água de rega excedentária; escolher sementes e plantas adaptadas ao clima pois, entre outros cuidados.

Nos dias 11 e 13 de maio,  decorrerão a 22ª e 23ª sessões que contará com a participação dos alunos das escolas EB Estrada, EB Gandra e EB Real, do concelho de Braga.





Notícias relacionadas


Scroll Up